Puberdade é o nome do período em que ocorre a transição da infância para a vida adulta. As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa.
A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma ...
A puberdade desencadeia-se a partir de um complexo mecanismo neuro-hormonal que tem como "maestro" o hipotálamo, uma estrutura nervosa localizada na base do cérebro que constitui uma autêntica ponte entre o sistema nervoso central e o sistema endócrino: por um lado, mantém inúmeras ligações com o encéfalo e alberga os ...
O jovem começa a dedicar mais tempo ao pensamento e aos processos que não estão limitados à experiência empírica. Os planos a longo prazo passam a ocupar um papel muito importante para o adolescente. A imagem, ainda que continue sendo relevante, começa a deixar de ser um dos pilares fundamentais da própria identidade.
Por causa de tudo isso, sentimentos de inadequação podem ser gerados, afetando a auto-estima, e o psicológico de modo geral. É muito comum, infelizmente, que os adolescentes desenvolvam alguns transtornos como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, distúrbios alimentares, psicóticos e de conduta.
Resposta. Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
18 anos de idade
Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios. A faixa etária entre os 16 e 29 anos pode ser chamada de juventude, que é uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteroides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema ...