A parlenda é um texto que fascina e envolve a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal. As palavras se “juntam” de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada.
As parlendas são textos que são recitados com ritmo, o que torna a compreensão e a memorização mais fácil para o leitor, tornando-as mais criativas e atrativas.
As parlendas, além de parte do folclore brasileiro e da cultura popular, é um recurso interessante para contribuir com o processo de alfabetização dos alunos. Isso porque, essas brincadeiras cantadas podem auxiliar, de forma lúdica, a contextualizar e criar sentido para o trabalho de sala de aula.
As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas. Fazem parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e são transmitidas oralmente através das gerações. ... É fundamental que a criança tenha acesso a diversas formas de expressão, exercitando a atividade simbólica.
Chame as crianças e comece a cantarolar... Pode cantar a parlenda enquanto pulando corda, brincando de roda ou se divertindo com as mãos. As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.
Parlenda "Hoje é Domingo" - Planejamento
Apoie as iniciativas de investigação em relação ao ambiente. Em seguida, apresente ao grupo a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”, fazendo movimentos com os saquinhos de voal ou tule contendo arroz e feijão, gesticulando as mãos ao dizer os números.
Estratégias e recursos da aula
Dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio. Depois das perguntas inical e desafio, é necessário que haja a resposta. Assim, percebe-se que esse tipo de texto trata-se de um diálogo e, por isso, exige um emissor e um receptor, isto é, alguém que faz a pergunta e alguém que a responde.
O gênero textual adivinhas ou adivinhação, como é mais conhecido, é formado por um texto verbal curto, composto pelo par pergunta-resposta, e é comumente utilizado na cultura popular como uma atividade de diversão passada de pai para filho.
Por onde o meu corpo passa, deixo um frio de prata. Qual é o animal que tem sela e não se pode sentar? Canta quando amanhece e volta a cantar quando o dia desaparece. Canto na beirinha, vivo na água, não sou peixinho nem sou cigarra.
Quanto mais se perde mais se tem. O sono.
3. O que é o que é: quanto mais eu tiro, mais eu tenho? Fotografias.
Você pode pegar, mas não pode jogar. Resposta: resfriado.
O que o cavalo foi fazer no orelhão? R: Passar um trote!!!
O que uma impressora disse para a outra? -É impressão minha ou essa folha é sua?
A charada ou pegadinha está considerando que o número zero possui o formato de uma bola. Nesse caso, temos que "o que o 4 falou para o 40? ". A resposta é a expressão "passa a bola".
O que o zero disse para o oito? Resposta: Poxa, achei lindo esse seu cinto.
O QUE É, O QUE É? FICA CHEIO DURANTE O DIA E VAZIO DURANTE A NOITE. RESPOSTA: O SAPATO.
É o bule. Charada é um tipo de problema de raciocínio lógico em que a resposta é normalmente uma palavra que se procura descobrir, recorrendo aos sinônimos dessa mesma palavra, ao significado de cada uma de suas sílabas ou à substituição de certas letras. Assim, nessa charada, chegamos a conclusão que a palavra é bule.
O que é, o que? Anda com a barriga para trás. Resposta: A perna.
Tem mais coisa do que gema de ovo e clara de ovo? Tem sim. ... Ela é uma galinha chamada Inácia e ele um galo chamado Galope dos Santos, e os dois juntos têm de agir bem depressa porque todo mundo gosta de ovo frito.
O que é que nasce grande e morre pequeno? Resposta: O lápis.