A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. ... Por ser um tecido vivo, contém prolongamentos de células especializadas e substância intercelular.
A dentina peritubular envolve os túbulos e é caracterizada por seu alto conteúdo mineral. Já a dentina intertubular se acha situada entre os túbulos dentinários ou na periferia da dentina peritubular, sendo menos mineralizada, constituindo a massa dentinária propriamente dita.
O principal risco da perda do esmalte dentário é o aparecimento de cáries. Seja pela ingestão de açúcar ou de alimentos ácidos, o contato desses componentes com as bactérias da boca conseguem dissolver o esmalte. Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção.
Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem resultar no desgaste do esmalte do dente. Isso é chamado de erosão ácida. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada.
“É completamente normal que, com o passar do tempo, aconteça isso devido ao desgaste do esmalte dentário ou por costumes involuntários que as pessoas têm e que podem trazer problemas severos para saúde bucal, deixando os dentes com essa aparência transparente”, explica a profissional.
O cálcio está presente nos vegetais verde escuros – brócolis, espinafre, agrião –, nos cereais integrais, em peixes – salmão, bacalhau, sardinha –, na soja e também no leite e derivados.
Dicas para Dentes Fortes, Brancos e Saudáveis
Cálcio nos dentes e nos ossos A vitamina D desempenha um papel fundamental no equilíbrio da absorção de cálcio e fosfato pelo organismo, bem como da absorção de cálcio no desenvolvimento dos dentes.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.
Fernando nos destacou os principais quadros que podem causar o enfraquecimento do dente como: cárie extensa, esforço mastigatório excessivo, bruxismo e aqueles que passaram por tratamento de canal, pois a resistência é diminuída. “Nessas situações mesmo um alimento macio, pode causar a fratura”, alerta Fernando.
Canais obstruídos – calcificados – canais extras mas, em muitos casos encontram-se tão atrésicos e com a sua entrada obstruída que nos faz crer ser um canal calcificado. Existe uma variedade muito grande de canais obstruídos. Estas obstruções podem ser de caráter biológico ou acidental.
Os dentes molares possuem de 3 a 4 canais. Esses canais costumam ser atrésicos (fininhos), difíceis de serem tratados, mas não impossíveis devido a diversas técnicas e materiais da atualidade. ... Caso isso esteja acontecendo, e é bem comum em casos que o dente fica tanto tempo aberto, seria indicado a extração do dente.