Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica. Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.
ESPADA DE IANSA Tem a função de limpeza profunda, corte de demanda e proteção para médiuns, além de direcionar os caminhos. Pode-se usar na ornamentação, mas deve-se tomar cuidado no uso em banhos pois pode causar alguma alergia.
Veja como fazer esse banho:
Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô. Seu dia do ano é o 04 de dezembro. Sua saudação é “Epa hei ou Eparrei Iansã/Oyá!”
Oyá, Iansã ou Inhançã – Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – um dos seus símbolos. Para saber mais sobre a orixá Yansã visite nossa página dedicada a esta orixá.
Os filhos de Iansã são grandes defensores de seus filhos. Se alguém faz algo de mal contra um filho seu, ganha um inimigo eterno. Eles não medem esforços para defender suas crias, são muito apegados a elas e não poupam palavras para quem quer que seja!
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
AGRADECIMENTO A IANSÃ ♥️⚡ Ela trouxe do mar, a maresia que acoplava a nova parte do novo eu. O vento agitou a água e elas se uniram, me pariram. O “vento-mar” inundou e refrescou o dia da morte do antigo e, como numa centelha daquele choque de elementos, nasceu o novo, pariu-se vida.
Que o raio de Iansã ilumine nossos caminhos e sua espada nos proteja de todo mal. Salve Iansã, Orixá guerreira dos raios e dos ventos! Que hoje e sempre, o raio de Iansã ilumine nossos caminhos e sua espada nos proteja de todo mal.
Foi um tremendo massacre, pelo qual passaram todas. Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Mas depois de tê-lo desposado, Iansã não teria resistido e voltaria a se encontrar com Ogum, tornando-se sua amante o que viria a corroborar certas características atribuídas ao arquétipo psicológico referente à Iansã, como descreveremos mais adiante.
Intensos e apaixonados, assim como sua orixá guia, os filhos de Iansã costumam se dar bem na arte da sedução. Estão sempre acompanhados e, embora sejam muito fiéis, apreciam sua liberdade no relacionamento. Mas na hora da conquista, são muito charmosos e acabam se tornando irresistíveis.
Os filhos de IANSÃ com OGUM são pessoas fortes, audaciosas e corajosas. São inovadores, diretos e ciumentos. Não aceitam uma traição e adoram viajar e conhecer lugares novos. Os filhos de IANSÃ com XANGÔ tendem a ser traiçoeiros mas não admitem ser traídos.
Iansã, Inhansã (do iorubá Iyà Yánsàn, "mãe de nove"), ou Oiá (de Ọyà, nome iorubá do rio Níger), Oyá em castelhano, é a orixá dos ventos, das tempestades e do rio Níger, cujas inundações controla. Foi esposa de Ogum e Xangôe tem um temperamento ardente e impetuoso. ... Seus fiéis a saúdam gritando Epa Heyi Oya!.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. ... As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Toma e faça uma peruca com eles até que os seus cabelos voltem a crescer.” Dita estas palavras Oxum com sacrifício e lágrimas nos olhos cortou um pedaço do cabelo de Iemanjá. ... Essa é a causa pela qual as filhas de Oxum e Iemanjá devem evitar cortar muito os cabelos.