CAIXA OPERATÓRIA – PIAGET A testagem é utilizada em entrevistas com as crianças a fim de compreender como cada uma opera o pensamento e elabora as respostas. Esta prova consiste em uma maleta com 13 testagens específicas e questões que mudam de acordo com o nível de resposta da criança.
As provas Piagetianas são um conjunto de jogos que servem para orientação sobre o desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra, tendo em vista que suas bases epistemológicas são os estudos de Jean Piaget, conhecido como epistemologia genética (VALENÇA, 2003).
Foram aplicadas 11 provas operatórias, a saber: provas de conservação (número, matéria, área, líquido e de comprimento); prova de seriação complexa; provas de classificação (dicotomia, inclusão de classes e interseção de classes) e provas de espaço (unidimensional e bidimensional).
Argumento de identidade: “Tem a mesma quantidade porque não tirou nem colocou nada”. Argumento de reversibilidade: “Porque se voltar a fazer uma bola terá a mesma quantidade de massa que a outra bola”.
1- Argumento Pragmático É aquele que se baseia em fatos, em que um é a causa do outro.
Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista. ... Os argumentos de autoridade têm geralmente a seguinte forma lógica (ou são a ela redutíveis): «a disse que P; logo, P». Por exemplo: «Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana».
Sempre que um corpo ganha quantidade de movimento, outro corpo perde igual quantidade de movimento. Essa é a lei da conservação da quantidade de movimento.
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Para Piaget, entre os 12 e 16 anos, o sujeito experiencia a fase de desenvolvimento chamada de operações formais. A característica focal desta fase é a transformação dos esquemas cognitivos, operados concretamente em esquemas baseados na realidade imaginada.