O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. ... O hipotálamo, um grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas.
O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, os hormônios que produzem; o que as difere das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.
Ocitocina (produzida pelo hipotálamo) Arginina vasopressina (ADH, hormônio antidiurético) (produzido pelo hipotálamo) Lipotropina....Tiroide produz:
A adeno-hipófise secreta diversos hormônios. Alguns deles são: a somatotrofina (GH), o hormônio folículo estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a prolactina e o hormônio tireotrófico (TSH). A somatotrofina estimula a multiplicação celular e o desenvolvimento de tecidos.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
Quanto à natureza química, são classificados em três grupos: Proteínas: hormônios produzidos pela hipófise (hormônios de crescimento, TSH, FSH, prolactina, LH), paratireoides (PTH) e pâncreas (insulina e glucagon).
Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios. Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos.
Cada tipo de hormônio possui uma estrutura química particular, que pode ser uma proteína, um lipídeo ou uma amina: As proteínas são estruturas mais hidrossolúveis, ou seja, se difundem melhor no sangue onde são transportadas rapidamente até a sua célula-alvo.
As naturezas químicas são classificados em: Proteínas: hormônios produzidos pela hipófise; Fenólicos: hormônios produzidos pela medula, pela suprarrenal e pela tireoide; Esteroides: hormônios do córtex, da suprarrenal e das gônadas.
Quais são os principais hormônios e o que fazem?
O comando central da equipe é a hipófise, glândula localizada no cérebro que, além de produzir seus próprios hormônios, estimula as outras endócrinas a fabricar os restantes. Alguns têm como única função sair de sua glândula e viajar a outra para avisá-la de que deve produzir o hormônio que executará a tarefa desejada.
O que fazer para aumentar a testosterona
Homens e mulheres apresentam hormônios sexuais em diferentes quantidades que garantem o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários. Homens apresentam uma maior concentração de andrógenos, como a testosterona, diferentemente da mulher, que possui uma maior concentração de estrógeno.
Causas comuns Os distúrbios hormonais podem ser causados por inúmeros fatores. Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse.
Quando há desequilíbrio hormonal, é muito comum as pessoas apresentarem alterações emocionais, como irritabilidade, ansiedade e mau humor constantes. Um exemplo de hormônio que pode estar em desequilíbrio é o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, liberado em situações de nervosismo.