A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” ...
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
A biossegurança é a área de conhecimento que engloba um conjunto de medidas e ações que buscam a minimização e o controle dos riscos inerentes a uma determinada atividade ou local, com o intuito de preservar a saúde humana, animal e ambiental.
Assim, normas de biossegurança englobam todas as medidas que visam evitar riscos físicos (radiação ou temperatura), ergonômicos (posturais), químicos (substâncias tóxicas), biológicos (agentes infecciosos) e psicológicos, (como o estresse).
Biossegurança na radiologia é um conjunto de ações e de EPIs que visa prevenir e proteger os profissionais e os pacientes dos riscos inerentes às atividades que envolvam radiação.
Definição dos riscos em biossegurança
Esses riscos são diversos (há, por exemplo, os biológicos, bem como os químicos), podendo ser ocasionados por agentes como o calor, ruídos, radiações ionizantes, radiações não ionizantes e pressões anormais. É por tal motivo que pessoas que atuam em unidades médicas devem sempre seguir normas de biossegurança.
O Risco Organizacional existe na condição de que, muitas vezes, a organização é ineficiente ou a administração é inconsistente e seus objetivos a longo prazo não são bem definidos. Algumas ações de Governança atuam neste sentido e alguns segmentos possuem uma legislação com o objetivo de evitar problemas desse tipo.
Como minimizar o risco operacional de forma eficaz?
O seguro de Responsabilidade Civil prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.
O Compreensivo Empresarial é destinado a empresas e indústrias. 4. Quais as principais coberturas desse seguro? ... Além disso, podem conter coberturas de responsabilidade civil (familiar, do síndico e/ou condomínio, danos materiais a veículos de terceiros), de despesas médicas/ hospitalares/ odontológicas de pessoas, etc.
A cobertura compreensiva proporciona proteção contra os riscos mais comuns contratados no seguro auto. Entre eles, alguns podem ser citados, como: roubo e furto, colisão, incêndio e danos da natureza, como enchentes.
O seguro compreensivo é obrigatório por decreto-Lei nº 73/66 e a lei nº e deve garantir o condomínio (verticais e horizontais) contra todo o risco de destruição: total ou parcial (incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves).
Na contratação da Cobertura Compreensiva, em caso de acidente, o Segurado terá à sua disposição o serviço de reboque para a oficina mais próxima, bastan- do, para isso, contatar a Assistência 24 Horas.
Coberturas para danos ao veículo Compreensiva: inclui colisão, derrapagem, capotagem, ato danoso praticado por terceiros, alagamento, enchente, vendaval, granizo, raio, terremoto, incêndio, explosão, roubo e furto total ou parcial, entre outros.