Qualidades do fio de sutura ideal Mínima reação tecidual. Não se degradar em produtos tóxicos. Não facilitar a infecção e permanecer estável na sua presença. Calibre e resistência constantes.
PROLENE Sutures (clear or pigmented) are non-absorbable, sterile surgical suture composed of an isotactic crystalline steroisomer of polypropylene, a synthetic linear polyolefin.
Quanto à forma, podem ser curvas ou retas. As agulhas de secção cilíndrica são chamadas agulhas cilíndricas, redondas, não cortantes ou atraumáticas. Já as de secção triangular são chamadas triangulares, cortantes, lanceoladas ou traumáticas.
O procedimento é realizado da seguinte maneira:
A Retirada de Pontos consiste no procedimento de remoção dos fios cirúrgicos com técnica asséptica da retirada de fios, colocados para aproximar as bordas de uma lesão, com intuito de facilitar a cicatrização.
Extração da sutura — Após 4-6 dias retira-se a sutura do seguinte modo: com auxílio de pinça de dissecção, puxa-se um pouco a extremidade do fio, pon do-se à vista uma pequena parte oculta abaixo da pele. Com tesoura introduzida abaixo da roseta, corta-se o fio.
Os pontos cirúrgicos nada mais são do que um modo de unir a pele e fechar os músculos. Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados.
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da pressão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo quadros de tosse ou espirros frequentes podem levar à essa situação.