Extensão do joelho O grupo muscular responsável por este movimento é o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio).
Dor e inchaço no joelho Dor abrupta de alta intensidade e que melhora gradualmente conforme passa o tempo geralmente está relacionada a lesões, como contusões ósseas, lesões de cartilagem, ruptura de ligamentos e lesões de menisco.
Esse desgaste pode ocorrer devido a uma série de fatores, como: excesso de peso, desalinhamento do joelho, atividades físicas de alto impacto, etc. A condromalácia também pode evoluir para rachaduras na patela, tendo como principais sintomas: dores, ardências e inflamações ao redor ou sob a região do joelho.
“A osteoartrite pode ser a causa de dor no joelho ao subir escada, além de outras pequenas situações do dia a dia. Porém devemos investigar outras causas de dor, como tendinites e outras doenças do joelho, como problemas do menisco”, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli.
A dor no joelho em repouso resulta geralmente de patologia inflamatória ou infeciosa. A crise aguda de gota, tipicamente inflamatória, tem agravamento durante a noite e é independente da posição ou movimento.
Segundo ele, a ação dos mediadores anti-inflamatórios do organismo diminui na ausência de luz solar, facilitando a liberação da resposta inflamatória. "Por isso se tem mais febre à noite, a dor piora... E vale também para os adultos; o ritmo circadiano existe em todos nós", afirma o médico.
Pacientes com artrose (ou aqueles com fatores de risco) podem e devem praticar exercício, sempre com boa orientação e acompanhamento médico regular.