Ácido carboxílico
A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético.
O ácido acético é um importante ácido carboxílico capaz de conduzir eletricidade em soluções aquosas e agir como indicador ácido-base ao mudar a cor de algumas substâncias. Trata-se de um líquido incolor, de sabor azedo e forte cheiro característico.
71. É CORRETO afirmar que o ácido acético (CH3CO2H) é capaz de realizar ligação de hidrogênio com moléculas de: a) cicloexano.
Acetic acid
O ácido acético ou etanoico é o principal componente do vinagre, sendo responsável por seu sabor azedo. Sua principal obtenção é pela oxidação do etanol do vinho. Não pare agora...
vinagre
É dado o Ka do ácido acético, 1,8×10−5.
8 a 2
60,052 g/mol
1,05 g/cm³
Aliás, o método mais comum de obtenção do ácido acético puro é exatamente por meio da fermentação do etanol presente em soluções alcoólicas, principalmente no vinho. Essa oxidação do etanol é conseguida pela ação de micro-organismos, como bactérias do gênero Acetobacter e Clostridium acetobtylicum.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Tabela de resultados - IMC