4) Por primeiro, quando se trata de saber se ela existe antes de um substantivo comum feminino, o melhor é substituir mentalmente, na frase, tal substantivo feminino por um correspondente masculino; se, com essa substituição, aparece ao ou aos no masculino, há crase no feminino.
Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.
A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.
Escrever na norma culta na língua portuguesa é de extrema importância para o falante da língua, uma vez que por meio disso se pode falar e ser compreendido. Nesse sentido, se deve usar ponto final e continuar na mesma linha quando se deseja fazer uma quebra no texto, porém continuar no mesmo raciocínio.
Ainda segundo o professor Pestana, o ponto continuativo é aquele que encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo. Ele não abre uma nova parte do texto, apenas dá seguimento à concatenação de períodos.
(1) Ponto final. (2) Ponto de interrogação. (3) Ponto de exclamação.