A análise vertical, ou “análise de proporção”, é calculada com o objetivo de obter o percentual de cada conta em relação ao total do ativo e passivo respectivamente, ou seja, é uma técnica de verificação da proporção percentual de cada item da demonstração contábil.
As análises vertical e horizontal consistem em análises que buscam entender a dinâmica das operações de uma empresa. A análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Enquanto que a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação. Vamos entender isso na prática usando o Balanço Patrimonial do Banco Itaú.
Na Análise Vertical a referência para o calculo é o total do Ativo e total do Passivo + PL. Já na Demonstração do Resultado a referência é a Receita Líquida.
Sobre a análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis, é CORRETO afirmar: ... A análise vertical é eficaz porém não permite avaliar as estruturas de composição de itens de um demonstrativo contábil, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro de um total.
A análise vertical detalha a participação de cada item do balanço patrimonial sobre os ativos ou passivos totais. Por exemplo, qual é o percentual dos ativos circulantes (recursos disponíveis no curto prazo) em relação ao total dos ativos.
Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos). A partir dessas informações, é possível encontrar o valor da receita líquida das mesmas vendas e serviços.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício é um relatório contábil que indica, resumidamente, as operações financeiras que foram realizadas pela empresa em um determinado período, que costuma ser de um ano. A Lei tornou obrigatória a realização dessa demonstração anual.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
- Despesa. Na contabilidade, receita é o dinheiro que uma empresa recebe das suas atividades comerciais normais. É quando aquela senhora com um vestido rosado chega na padaria e dá R$ 15,00 por uma fatia de um bolo com creme de chocolate e avelã.
A Lei 6.
O Resultado Operacional Líquido antes da contribuição social sobre lucro líquido e do imposto de renda é, em linhas gerais, igual a receita de vendas brutas menos o custo das mercadorias vendidas, das despesas gerais e administrativas e das despesas financeiras.
As Deduções sobre Vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
Há quatro demonstrações financeiras básicas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Quais os tipos de demonstrações financeiras?
A demonstração financeira é o relatório contábil de uma empresa, que tem como finalidade auxiliar o gestor na tomada de decisões que afetarão a situação financeira da organização. Trata-se de um informe detalhado para os gestores, credores e até o governo, além de outros agentes econômicos.
Obter as três últimas demonstrações contábeis da empresa a ser analisada: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e as Notas ...