A feijoada típica dos brasileiros tem origem nas festas dos pretos velhos nas fazendas de café. ... Mas é no dia 13 de maio, quando se oferece a comida típica dos pretos velhos, a tradicional feijoada, que essas entidades mais aparecem, sendo reverenciadas pelos umbandistas e hoje já integrados até nos cultos do candomblé.
A vela pode ser acesa ao Preto Velho em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento. Não acender velas no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da cabeça.
Datas e Cores. Segunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana. Cores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas, e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.
A vela pode ser acesa ao orixá em qualquer cômodo da casas exceto no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura acima da cabeça. Tomar sempre cuidado para não provocar incêndios e nem deixar a vela queimando sozinha sem supervisão.
Quem desejar participar gratuitamente deve enviar pedidos para serem anexados na“Oferenda da Casa”. Você deve enviar por e-mail o nome completo e sua data de nascimento e descrever em poucas palavras a graça que deseja alcançar.
Para oferendar os Erês, prepare dois pratos de doces, siga sua intuição e prepare os doces que você mais gosta preferencialmente os doces feitos por você (caso não possa fazer, você pode comprar os doces que mais gosta prontos), pois tem a sua energia, coloque nestes pratos os doces sempre em número impar, 1, 3, 5, 7, ...
São entidades que adoram doces e brinquedos (de acordo com sua linha de atuação), são alegres e fazem de tudo para trazer a alegria e o sorriso. Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. ... A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em iorubá significa "boa ação ou favor".
Peço-vos com toda a humildade essa graça e desde já agradeço." Faça o pedido com muita fé e amor no coração. Reze uma Ave Maria. Coloque debaixo de uma árvore, em um parque, duas moedas e duas balas. Ofereça-as à São Cosme e Damião e peça para que nunca falte dinheiro em sua carteira.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Pedrinho de Xangô é um Erê, ou mesmo pode ser chamado de Ibeijada, que tem como irradiação a força das pedreiras, montanhas e montes. aos necessitados que vão em busca de sua ajuda.
Os Erês são entidades de crianças, muito queridas na Umbanda e Candomblé. Alegres e brincalhonas, têm como patronos Cosme, Damião e Doum. Suas festas são sempre muito animadas, com muito doce e enfeites.
A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
O dia 27 Setembro é dia de Erês, as crianças da Umbanda, sincretizadas com Cosme e Damião (às vezes com a presença de um terceiro irmão chamado Doum).
O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.
Os irmãos gêmeos exerciam a profissão de medicina e ficaram conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos por curarem pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Além disso, eles distribuíam doces para amenizar a tristeza das crianças doentes.