Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol. ... A planta representa a maior colheita do mundo em quantidade de produção.
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é originária da Nova Guiné. De lá, a planta foi para a Índia, se difundindo pelo mundo. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha.
Para que serve a cana? Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. ... Após retirar o caldo da cana, o que sobra é chamado de bagaço. Atualmente ele é utilizado pelas usinas para gerar energia elétrica e, em menor escala, biogás.
No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a Crioula. Depois, veio a Caiana, que é mais resistente a pragas, e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a Cana Rosa, Fita, Bambu, Carangola, Cabocla, Preta, entre outras.
Nitrogênio. Em relação à adubação com nitrogênio, a cana-planta apresenta normalmente respostas baixas à adubação nitrogenada. Por isso, em geral é recomendado a dose de 30 Kg/ha para cana-planta, independentemente da produtividade esperada.
Uma estratégia é utilizar torta de filtro no sulco de plantio, pois contém cerca de 70% a 80% de umidade. Pode-se também utilizar fertirrigação com vinhaça ou irrigação na área para melhor produtividade da cultura.
Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.
Depois, posso colocar a cana dos dois lados. Claro que para ela crescer, vou precisar de um tempo, em média 18 minutos. Ela chega a crescer três no total.