O psicólogo hospitalar tem como objetivo acompanhar o paciente e os familiares que fazem tratamento devido ao adoecimento. ... Por exemplo, o trabalho junto a pacientes terminais, o psicólogo atua no acolhimento e escuta de modo a auxiliar o paciente a elaborar sua vida e ressignificar sua morte.
O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação — a qual requer uma especialização formal. ... Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa construir uma carreira de sucesso.
Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.
A Psicologia como área do conhecimento inicialmente era parte da Filosofia. Seus primeiros estudos empíricos foram desenvolvidos por iniciativa de médicos e educadores. ... Desde então, a Psicologia vem estruturando uma profissão que cada dia mais se especializa e define sua atuação no campo das ciências.
A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.
O conhecimento técnico é muito importante para o trabalho dos profissionais de saúde. Por outro lado, é fundamental que haja uma preocupação em compreender a postura do paciente e ajudá-lo a superar as dificuldades. Esse é um dos fatores que mostram a relevância da psicologia na enfermagem.
A psicologia clínica é fundamental para o tratamento da saúde mental do indivíduo, considerando desde os transtornos mentais e psicodiagnósticos simples até a intervenção psicológica, psicologia da reabilitação, entre outros.