O Banco Central não controla diretamente a quantidade de moeda em circulação na economia. O que ele controla é a chamada base monetária, composta pelo papel-moeda em poder do público e pelas reservas (compulsórias e voluntárias) que os bancos mantêm junto ao Banco Central.
d) Qual a diferença entre os conceitos de base monetária e meios de pagamento? R: A base monetária é a soma da moeda manual em poder do público e das reservas bancárias (técnicas, compulsórias e voluntárias). ... R: O multiplicador monetário é o quanto os bancos criam de moeda a partir da moeda em poder do público.
A massa monetária de uma economia corresponde a uma definição lata de moeda que engloba diversas formas de ativos monetários. ... A soma da moeda metálica com o papel-moeda constitui o numerário de uma economia.
Agregados monetários são categorias amplas usadas para definir e medir a base monetária e outros ativos de alta liquidez de uma economia. ... O agregado monetário mais líquido de todos que está em circulação na economia é a moeda.
Por moeda, ou estoque monetário, entendemos a sua definição mais restrita, depósitos à vista mais papel-moeda e moeda metálica em poder público. No item 2 consideramos a oferta e os instrumentos monetários, e no 3 estudamos a procura da moeda.
Base monetária
No Brasil, a emissão da moeda é autorizada pelo Banco Central e realizada pela Casa da Moeda. Para isso, o BC fica responsável por colocar o dinheiro em circulação, e a Casa da Moeda, pela fabricação de cédulas e moedas. ... Com isso, são injetados novos recursos no Governo, enquanto o BC fica com os títulos de dívida.