Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, as mais comuns são tensão elétrica (medida em volts – V), corrente elétrica (medida em amperes – A), resistência elétrica (medida em Ohms – Ω – letra Grega ômega).
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. Essa ferramenta é capaz de medir: ... A definição sobre qual medição será realizada, acontece por uma chave rotativa que seleciona a função a ser realizada.
Com o multímetro na escala correta que é a de corrente elétrica, verifique na escala de valores o valor aproximado que vai ser medido. Altere as pontas de prova de modo que a preta esteja no borne comum e a vermelha no borne correspondente a medição de corrente elétrica. Medindo a corrente elétrica com o multímetro.
Medindo Tensão com Alicate Amperímetro Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Medindo a Corrente Para medirmos a corrente de um circuito, devemos ligar o multímetro em série ao circuito, pois num circuito em série, a corrente é a mesma. Para a medição da corrente de um circuito, é preciso levar em consideração se ela é alternada ou contínua e assim selecionar adequadamente as escalas.
O teste de continuidade elétrica tem como objetivo analisar, verificar e encontrar valores de medição normalizados e apontar problemas como casos de conexões fora dos padrões, indicando a correção necessária para que o sistema opere de forma eficiente, segura e de acordo com as normas técnicas.
Toque do ponto preto para o ponto vermelho e examine a leitura do multímetro. Um multímetro perfeitamente calibrado vai ler exatamente 0 Ohms. Enquanto o multímetro marcar até 0,05 Ohms nessa leitura, está calibrado bem o suficiente para ser usado. Se não, deve ser calibrado antes da utilização.
Teste a saída dos conectores de gravação do amplificador conectando um cabo RCA do conector a um dispositivo de gravação, como um toca-fitas. Para testar as duas saídas de som, ligue o plug RCA branco ao conector branco no amplificador, e o plug vermelho ao conector da direita.
Se a agulha saltar para as baixas resistências e ali se manter, indo próxima de zero, é sinal de que o capacitor em teste está em curto.
Como Prevenir uma Tela de Celular Queimada A placa pode entrar em curto devido a vários motivos, tais como: queda, entrada de água, sujeira, superaquecimento, etc. Veja dicas sobre como evitar problemas futuros com seu smartphone: Não deixe molhar.
Placas com curto podem não ligar, ou causar travamentos aleatórios durante o uso. Em situações mais extremas, e raras, o curto pode queimar algum componente importante, inutilizando a placa definitivamente.