O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. ... O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Por exemplo: Magnésio (Mg) A=24 (A=p+n) Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Contudo, deve-se atentar aos conceitos para que não haja confusão, visto que o número atômico representa o número de prótons de um átomo, e o número de massa corresponde a soma do número de prótons e o número de nêutrons.
Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA . Exemplo: 11Na23.
Resposta: O número da massa do Ca é 40. Explicação: A fórmula para se fazer esse cálculo é A= Z + N. A= Massa do átomo.
15,999 u
Resposta. Se transforma em um cátion, pois ele tem menos elétrons do que prótons. Quando o átomo perde elétrons, seu número atômico não muda. Se ele tivesse ganhado elétrons, seria um ânion.
Já quando o elemento ganha elétrons, a quantidade de elétrons excede a quantidade de prótons e ele se transforma em um sistema eletricamente negativo, ou seja, um ânion.
Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
O número de prótons de um átomo é sempre igual ao de elétrons. Como os prótons tem carga elétrica positiva e os elétrons cargas elétricas negativas, o átomo fica em equilíbrio elétrico. ... Quando um átomo tem o número de prótons, ele é eletricamente neutro.
Resposta. não acontece nada. pois a massa do átomo é medida pela soma de prótons e nêutrons, que estão no núcleo. então os elétrons, que ficam na eletrosfera, não interferem na masa do átomo.
Se o sinal é -, então o átomo tem mais elétrons do que no estado fundamental. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Falso. O elétron tem carga negativa, portanto se um átomo perde elétron ele ganha carga positiva (CÁTION). Já quando ganha um elétron, adquire carga negativa (ÂNION).