Quando o topete está em posição normal, significa que a calopsita está relaxada e calma. Crista muito ereta significa atenção; ao contrário, quando a crista estiver totalmente abaixada, significa que a ave está concentrada, interessada em algo ao seu redor.
A agressividade se manifesta inicialmente por um carcarejo de sons roucos e baixos (“reclamação”) e intimidação física, depois por sons muito estridentes (“xingamento”) e demonstração física de força, abrindo asas e arrepiando as penas da cabeça e por último pela agressão física.
O "arrepio" é uma reação à baixa temperatura e uma forma de se evitar uma maior perda de calor. As aves são homeotérmicas, com temperatura constante, e conseguem mantê-la assim através dos alimentos e com auxílio das penas, que servem como isolante térmico.
Como saber se meu canário está doente
O que fazer então? Manter o animal aquecido – fontes de calor como aquecedores de gaiola ou lâmpadas incandescentes podem ajudar. Evitar a contenção física tanto para dar uma “olhadinha” quanto para manter a ave quieta ou transportar.
A íris é negra e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada. As pernas são rosadas. A fêmea e o jovem têm a parte superior do corpo olivácea com densa estriação parda por baixo, com as penas e cauda e tarso quase enegrecidos, mas quando adultos assumem a coloração amarela.
Entre os sintomas característicos de um pássaro que está infectado por uma verminose podemos destacar a tosse, bico entreaberto, cabeça trêmula, perda de apetite, emagrecimento, dificuldade de respirar, dispneia, fraqueza, a ave fica mexendo direto no bico, como se quisesse tirar algo, fica sacudindo a cabeça, fica no ...
Sintomas que podem indicar vermes intestinais
O pássaro perde a sua vivacidade, fica muito quieto, como que inchado, com as penas abertas e os olhos sem brilho. Também uma gordura ou magreza excessivas, o abdômen muito encolhido ou distendido, as penas do pescoço sujas ou as narinas a supurar são sintomas certos de doença.
Avitrin Vermífugo de amplo espectro para pássaros e aves ornamentais. Combate verme entérico e respiratório. Combate a verminoses gastrintestinais e pulmonares.
A vermifugação deve ser realizada a cada 6 meses, preferencialmente no inicio do período de criação e logo após termino do período de cria, onde o pássaro iniciará a muda de pena, ficando mais sensível. Sendo assim vermifugando as aves nesses períodos você estará protegendo-as de uma provável contaminação.
Mais do que isso é exagero. Mesmo o vermífugo sendo “dose única”, o ideal é dar a primeira dose e, quinze dias depois, uma segunda. Se o animal tiver pulgas, sempre dê uma terceira dose sete dias depois da segunda. Os ovos do verme da pulga têm um ciclo de vida mais longo.