Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção de ouvido são:
A otite média aguda é contagiosa? A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.
Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, por exemplo, pois a meninge (membrana que reveste o sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal) passa próximo do ouvido médio.
Sinais e sintomas de dor de ouvido no bebê
Quando o ouvido não produz cera suficiente, que tem propriedades lubrificantes, a pele do ouvido pode ficar seca e provocar coceira, podendo também ocorrer descamação.
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.
Orelhas secas. A cera de ouvido é um óleo natural do corpo que hidrata e protege o canal auditivo. Acontece que algumas orelhas não produzem cera suficiente e, como resultado, a orelha fica seca e pode apresentar descamação.
As glândulas sebáceas de algumas pessoas podem produzir cera numa quantidade maior do que a necessária e nesse caso ocorre um acúmulo de cera no canal auditivo que pode levar a surdez por condução, que é quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna.
Caso você perceba que a produção de cerúmen no seu ouvido está exagerada, é preciso procurar por ajuda médica. A permanência da substância em exagero no canal auditivo pode provocar otites, danos profundos no tímpano e em casos mais graves a perda definitiva da audição.
Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido.
A lavagem de ouvido pode causar ferimentos e prejudicar a audição, por isso ela deve ser feita apenas pelo médico quando realmente houver necessidade. Muitas pessoas têm o hábito de fazer lavagem de ouvido em casa para remover o excesso de cera ou outras impurezas que causam desconforto e prejudicam a audição.
Dependendo do quadro, a secreção e o mau cheiro podem ser causados por acúmulo de substâncias como água, pela ruptura de tímpano, por gripes maltratadas ou até por meningite. O ideal é não tentar tratamentos caseiros. Infecções graves não tratadas podem prejudicar a audição causando perda auditiva.
Provocada por vírus, bactérias, fungos, traumatismos ou alergias, a otite média é caracterizada por uma inflamação que provoca dor de ouvido, costuma liberar uma secreção amarelada ou esbranquiçada com mau cheiro, perda de audição e febre. Esse é um problema que em geral, acomete bebês e crianças.
De maneira resumida, o mau cheiro na região no seu piercing ou alargador tem como razão o acumulo de bactérias e células mortas em torno da perfuração e na joia utilizada. O mau cheiro pode acontecer, inclusive, em perfurações cicatrizadas, ou seja, nem sempre o mau cheiro é sinal de infecção.
A secreção no ouvido, também conhecida como otorreia, pode acontecer devido a infecções no ouvido interno ou externo, lesões na cabeça ou no tímpano, ou mesmo por objetos estranhos.