A categoria "transtorno invasivos do desenvolvimento" inclui o autismo, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância e uma categoria residual denominada transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) são distúrbios que prejudicam a interação social e as habilidades comunicativas e comportamentais dos indivíduos. Aqueles que possuem esta condição não se desenvolvem adequadamente, o que pode ocasionar disfunções em diversas áreas.
Segundo Kaplan (1997), os transtornos invasivos do desenvolvimento são condições psiquiátricas nas quais as habilidades sociais, o desenvolvimento da linguagem e os aspectos comportamentais esperados não se desenvolvem de forma esperada ou são perdidos no início da infância.
Também conhecido como Síndrome de Heller, o Transtorno Desintegrativo da Infância se manifesta como uma regressão acentuada no desenvolvimento da criança com mais de dois anos de idade.
A ecolalia pode ser definida como um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo o que seu interlocutor falou há pouco tempo. O pequeno repete sistematicamente a sequência proferida, de forma não espontânea.
Em suma, algumas das características do autismo que podem ajudar no seu diagnóstico são: