Pode-se dividir o intemperismo em duas partes: INTEMPERISMO MECÂNICO, INTEMPERISMO QUÍMICO e INTEMPERISMO BIOLÓGICO. INTEMPERISMO MECÂNICO é a forma mais comum de intemperismo, sendo causada pela aplicação de várias forças físicas, que causam a desintegração de rochas em pedaços menores.
O intemperismo é o processo de transformação das rochas por desagregação (física) ou decomposição (química) de suas estruturas, dando origem aos sedimentos e interferindo em processos sedimentares, como a erosão, a diagênese e a pedogênese (formação dos solos).
As rochas se desgastam a partir da ação de agentes naturais como o vento e a água. Um exemplo é o processo de erosão, o qual após o desgaste do material rochoso ocasionado pela água em constante contato com o mesmo, esse vira uma espécie de "areia" que é levada para o relevo de menor altitude através do vento.
Resposta. Explicação: Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.