Portanto, SIM, podemos cortar bambus, desde que não sejam bambus nativos em APP e (para bambu nativo ou exótico) nem sejam retirados de logradouros públicos (praças, parques, etc) e nem extraídas de propriedades particulares sem a permissão do proprietário (Art. 56 do Decreto 6.
O corte deve ser feito com a ponta do facão, para que haja menos esforço. Os pequenos galhos agarrados ao colmo devem ser retirados de baixo para cima, ou seja, na direção de seu nascimento. A melhor postura para se fazer o corte é agachado, mantendo a coluna reta.
O bambu pode ser cortado com precisão usando-se uma serra fina para madeira ou metal. Como ele é um material fibroso, tome cuidado ao final do corte para evitar rachaduras.
Aplique herbicida glifosato nas folhas, caules e brotos de bambu. Herbicida glifosato só mata as plantas com as quais entra em contato direto. Isso significa que você precisa ter o cuidado de aplicá-lo apenas no bambu.
Depois de algum tempo surge um pequeno broto que permanece inalterado durante longo tempo. Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície.
Como fazer
Como fazer a luminária de bambu Deixe 2cm de sobra nas extremidades das varas. Não se esqueça de lixar as pontas das varas para que elas fiquem retas e uniformes. 2) Cubra a sua superfície de trabalho e deixe as varas afastadas. Borrife o primer e espere secar por 20 minutos.
apodrecer o bambu,lembre-se que o bambu não pode perder a sua “pele”. Para isso use um verniz de boa qualidade.
A fibra natural pode ser pintada, porém o verniz ou a cera incolor preservam o aspecto natural da planta. O bambu deve passar ainda por um tratamento específico para que não crie fungos, por exemplo.