Incorporam expressividade, fazendo brotar impressões, climas, sensações e emoções. Sugerem ansiedade ou monotonia, hesitação ou completude. Escolhas na organização dos elementos sonoro-musicais determinam o caráter expressivo e a articulação estrutural de uma peça.
É possível classificar diferentes características de fontes e materiais sonoros por meio dos mapeamentos e estudos realizados no campo da música, de modo que os profissionais testam e classificam os diferentes sons a partir dos diferentes instrumentos.
Confere aí:
instrumentos musicais e a cantata è felta somente com a instrumenta, C)Sonata é uma composição musical geralmente composta por um ou dois. instrumentos musicais, já a cantata é feito para ser cantada, ou seja, composta por. um solista e acompanhado por orquestra,
A forma-sonata consiste em uma padronização harmônica de um material chamado tema, que é organizado tematicamente ao conjunto de um tom. Ela exige que existam dois temas, cada um com um tom diferente.
O termo sonata é derivado do latim “sonare”, música feita para “soar”, ou seja, a música instrumental composta principalmente para solistas de instrumentos de sopro ou cordas, em oposição à cantata, a música cantada.
A Sonata foi criada em 1957 por Savério Ruggero, dono de uma loja de equipamentos eletrônicos na rua Treze de Maio, em Campinas. ... O nome Sonata, que ainda hoje é sinônimo de eletrola, surgiu por acaso.
O gênero Concerto se caracteriza pelo contraste entre um instrumento solista e uma orquestra. ... Diferente do concerto, em uma Sinfonia não há instrumento principal de destaque, embora existam solos ocasionais de um ou outro instrumento no decorrer da obra.