Peixes nobres e valorizados como salmão, robalo, atum e tilápia estão tão enraizados no gosto do brasileiro que praticamente dominam qualquer cardápio, embora sejam caros e nem sempre ecologicamente sustentáveis – tanto que, em alguns casos, estão ameaçados de extinção.
Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação, tilápia e linguado. Você pode oferecer outros as crianças, caso queira introduzir sabores mais diversificados, desde que tome os devidos cuidados, como o salmão, o dourado, o atum e o surubim.
Afinal, chama-se abadejo ou badejo? A verdade é que os dois termos estão corretos. Isso porque trata-se de dois diferentes tipos de peixes. O badejo, como já mencionamos, é muito comum nas costas brasileiras, enquanto o abadejo é um peixe de origem internacional, conhecido como congro rosa ou congrio rosa.
Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante a fritura, devendo-se evitar opções como salmão, cambucu e abadejo. Além da firmeza da carne, o ideal é escolher peixes com pouca espinha e gordura, principalmente se a ideia é empaná-lo.
Modo de Preparo
Vá espalhando bem o tempero, massageando o peixe. Em seguida disponha o peixe na cesta da AirFryer (fritadeira eletrica), programe por 20 minutos à 200º. Não vai precisar virar o peixe, se você preferir ele mais tostado, deixe por 25 minutos.
Coloque o peixe bem seco na tábua de corte com o rabo virado para si e a espinha dorsal virada para o lado direito. Coloque a mão esquerda bem espalmada em cima do peixe. Faça uma incisão por cima e outra por baixo da espinha dorsal, para a separar.
Conhecido por ser um eficiente “limpador de vidros” de aquários, o cascudo – também chamado de acari ou peixe-gato –, apesar da aparência jurássica é um peixe dócil e, de quebra, ainda tem uma importância bioeconômica. Cientistas descobriram que ele é capaz, por exemplo, de repovoar com matéria orgânica um rio poluído.
Limpe o tamuatá por uma abertura no pescoço. Corte as nadadeiras e os barbilhões com uma tesoura. Lave bem a cavidade e deixe de molho em água com vinagre (ou limão, ou um pouco de álcool) para tirar o cheiro forte. Enxágüe, escorra.
O que devemos evitar?
Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.
O camarão (crustáceos)tem uma proteína que dificulta a cicatrização e deve ser evitado em torno de 30 dias.
Nos pacientes que estão preocupados com a estética da cicatrização recomenda-se evitar o consumo de crustáceos por 60 dias!