A Música inserida nas aulas de Educação Física auxilia no cumprimento de algumas funções: expressar emoções, proporcionar prazer estético, simbolizar idéias e comportamentos, unir pessoas de crenças, raças e grupos sociais dis- tintos, impor conformidade às regras e condutas sociais, comunicar, educar, recrear, ...
Camargo (1994) lembra que a música deve ter a medida certa para o movimento, e enumera as contribuições que a música traz para o movimento, como auxiliar no desenvolvimento psicomotor, neuromuscular, senso de direção, como estimulante, motivadora, e para indicar o ritmo automaticamente, auxiliando o professor a ...
Uma das descobertas dos pesquisadores é de que a música aumenta o bom humor durante a prática de atividade física. Ela exerce um efeito dissociativo: ajuda a pessoa a se abstrair da situação presente e evocar situações relevantes e significativas do passado, ou sonhos para o futuro.
A relação entre a Física e a Música começou a aparecer de maneira mais sistemática junto com a criação da teoria ondulatória, estabelecida nos sécs. ... Como toda onda, o som sofre reflexão, é absorvido pelo meio em que se propaga, atenuado pelo atrito com as moléculas do meio e transmitido de um meio a outro.
A relação com a matemática A matemática é utilizada pelos estudiosos da música como uma forma de facilitar suas teorias a respeito da estruturação musical, além de comunicar novas maneiras de ouvir música. Da matemática, são usadas na música, a teoria dos conjuntos, a álgebra abstrata e a teoria dos números.
A física do instrumento O amplificador do violão é a caixa acústica, também chamada de caixa de ressonância, por isso que o instrumento é acústico e não elétrico. Quando tocamos as cordas do violão elas vibram, essa vibração é transmitida através do ar e da madeira do violão para a caixa acústica.