Tróculo: fixa o braço à lateral do violão. Corpo: é a caixa acústica, isto é, a peça responsável por amplificar o som das notas do violão. Tampo: parte da frente do corpo do instrumento. Boca: localizada no tampo, a boca é a responsável por fazer a transmissão das ondas sonoras do violão.
O último acorde que nos falta então é o si, para completar os famosos do re mi fa sol la e si. E ele aparece nas cifras indicado pela letra B maiúscula.
Sobre o nome Na língua portuguesa, o nome "guitarra" se aplica ao instrumento acústico ou elétrico indistintamente. No Brasil manteve-se a designação mais comum violão para a guitarra clássica. Em Cabo Verde utiliza-se também a designação violão (a par de "viola" e "guitarra clássica") para a guitarra clássica.
Prenda a lixa numa superfície plana e passe o rastilho na lixa. Não deve ter inclinação aonde você lixar. Se não tiver captação do tipo piezzo você pode compensar a altura, caso tenha lixado demais, com uma lâmina de madeira, como calço. Não vejo nenhum problema nisso.
Violão limpo e polido, coloque as cordas novas e afine. Reafine até a afinação estacionar. As cordas levam um tempo, depois de afinadas, para estabilizarem. Quando o violão estiver com a afinação estável, verifique, digitando na primeira e última casa, a altura da corda, em relação à escala.
Parcelas
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos.
Ele serve para ajudar o braÇo a ficar retinho, sem empenar com a tensão das cordas, pois só a madeira do braÇo nem sempre dão conta da pressão e empenam. em geral os violões com cordas de aço precisam de tensor.
Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, mostrado na página 5 e que fica localizado perto da “boca” e na base da escala do braço. Use uma chave Allen para realizar o aperto, testando o encaixe da chave no tensor em Milímetros ou Polegadas. Lembre-se de girar a chave ¼ de volta por vez.