A porcentagem a ser descontada da folha de pagamento varia conforme as seguintes faixas do salário bruto: até R$ 1.
A legislação estabelece que o 13º salário deve ser pago em duas parcelas, sendo que o desconto do IRRF ocorre somente no pagamento da segunda parte. Nessa situação, o imposto de renda é calculado sobre o valor do décimo terceiro bruto, respeitando as deduções legais.
Também conhecido como IRRF, o imposto de renda retido na fonte consiste em um desconto mensal, aplicado pela Receita Federal, incidente no salário dos trabalhadores. Esse desconto acontece sempre que os rendimentos do trabalhador assalariado ultrapassam um teto estabelecido previamente pelo órgão.
O cálculo do IRRF se baseia no salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária. Já o valor do IRRF incidente na folha de pagamento irá depender do salário mensal recebido pelo trabalhador, de maneira que quanto maior for o salário, maior será a retenção.
Quem é obrigado a declarar Permanece obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ /b> em 2020. Veja abaixo todas as situações que podem obrigar você a fazer o IR 2021. Bastar se encaixar em uma delas.
Com todas as taxas em mãos e o salário-base, já é possível calcular o IRRF na folha de pagamento:
Como calcular o IRRF em 2020?
O Imposto de Renda Retido na Fonte pode ser cobrado de qualquer pessoa física e jurídica, contando que esse contribuinte receba um salário acima do teto estipulado pela Receita Federal. Essa cobrança é feita mensalmente e direto da folha de pagamento do colaborador.
Tabela do IRRF vigente