O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.
“A menstruação é o início, depois dela vem a fase pré-ovulatória, com um fluxo transparente e mais aguado, sem cor e sem cheiro”, diz Mota. Nesse momento, o líquido é pouco mais espesso do que a água mesmo.
O corrimento esverdeado ou amarelo-esverdeado quando acompanhado de cheiro desagradável, coceira e ardência na região íntima pode ser sinal de Tricomoníase, que é uma infecção causada por um parasita, ou de vulvovaginite, que corresponde a uma inflamação que acontece ao mesmo tempo na vulva e na vagina.
O corrimento esverdeado na gravidez pode ser um sintoma da presença de infeção da vulva e/ou do canal vaginal. Não é uma situação grave nem põe em risco o normal desenvolvimento do bebé, mas deve ser tratada para eliminar a fonte de infeção e o desconforto associado.
Corrimento vaginal na gravidez Outro fator que aumenta o volume de corrimento na gravidez é a maior aporte e sangue para região vaginal. O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco.
Corrimento vaginal: Pode haver um corrimento levemente cor de rosa poucos minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo. Esse corrimento é simplesmente o excesso de muco vaginal com um pouco de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e o deslocamento até o útero.
À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).
O muco mais espesso é característico do começo do ciclo menstrual. À medida que se aproxima o período fértil, ele torna-se mais líquido e, durante a ovulação, tem aspecto de clara de ovo (muco mais espesso)”, orienta Maura.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.