As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Respiração e Alimentação Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão. A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias.
O trajeto que a água faz em um Porífero é o seguinte, sempre entra pelos poros e sai pelo ósculo, que é aquela abertura em cima dela. ... Lembre-se, sempre: entra pelos poros, saem pelo ósculo. Organização do corpo dos poríferos. O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho.
As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.
O corpo das esponjas é fundamentalmente organizado em três camadas: uma pinacoderme que reveste a região mais superficial e basal do corpo, além dos canais internos pertencentes ao sistema aquífero; um mesoílo (matriz fundamental) formado por fibras de colágeno e muitas espículas diminutas de carbonato de cálcio ou ...
Resposta. As esponjas, assim como as plantas, são sésseis, isto é, ficam presas, intactas. Assim, elas são confundidas com plantas, embora não sejam, pois apresentam características bem distintas.
A água entra pelos poros laterais, passa pelo átrio,que é o espaço central do corpo dos poríferos, e sai pelo ósculo, que é a abertura maior,como a boca de um vaso.
Basicamente a circulação dos poríferos é de água, alimento e espermatozoides. O percurso se inicia nos poros, por onde entram, e termina no ósculo, por onde saem por meio da movimentação dos flagelos dos coanócitos.
Sim,são exclusivamente aquáticas pelo fato de serem poríferos,necessitando constantemente as particulas alimentícias da água.
coanócitos
Resposta. são os coanócitos que possuem um flagelo com uma membrana e esse bater do flagelo forma uma corrente que faz a água circular pelo interior da esponja levando nutrientes para a manutenção vital das esponjas com saida pelo ósculo.
Resposta: Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.
Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.
Resposta. No ramo da biologia e botânica, o ósculo é um orifício exalante das esponjas (poríferos), por onde passa o fluxo de água, e que se encontra na extremidade livre do corpo desses animais que vivem nos oceanos.
Significado de Amplexo substantivo masculino Abraço; ação de apertar por entre os braços; demonstração de carinho e afeto. Ação de abraçar. ... Do latim amplexus.us.
Os organismos são considerados como sésseis quando eles não apresentam a capacidade de se locomoverem, vivendo presos e fixos ao substrato. ... Por esse motivo, os poríferos são considerados sésseis, ficando presos principalmente à recifes de corais, rochas, conchas, entre outros.
Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação.
Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.
Os poríferos são considerados animais primitivos porque são sésseis, ou seja, ficam fixos no solo, por isso estão classificados no grupo Parazoa, considerado um táxon paralelo ao de todos os outros animais (Eumetazoa), e carecem de várias coisas que os outros animais possuem, como sistema nervoso e locomoção.
esponjas
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. é por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo. ... Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.
Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
os celentenrados apresentam sistema digestorio incompleto com digestao extra e intracelular e sistema nervoso difuso,com a rede nervosa espalhada por todo o corpo. Esses animais sao desprovidos de sistema circulatorio, respiratorio e excretor, etodos apresentam reproduçao assexuada e sexuada.