Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.
A cultura de movimento se envolve com a relação entre o corpo, natureza e cultura, abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do seu corpo, por meio de uma lógica recursiva que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
A cultura corporal na educação física está dividida em cinco categorias, quais sejam: Jogo, Luta, Dança, Ginástica e Esporte. Importante notar que todas essas categorias são de fundamental importância para possibilitar que a educação física esteja ao alcance de todos os alunos e tenha uma base mais sólida possível.
Há uma relação direta entre o jogo e a cultura dado que a cultura nada mais é do que um conjunto de costumes de um povo de modo que dentre esses costumes também estão os jogos. ... Assim, muitas vezes as inovações tecnológicas quebram um pouco dessa cultura pois há uma diminuição gradativa da prática desses jogos.