Regra 16: tiro de meta Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um gol contra não pode ser marcado). Quando o goleiro posiciona a bola para dar o pontapé de Baliza, o adversário não pode roubar a bola, somente depois que o goleiro tocar nela.
O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.
O tiro de meta consiste no momento em que um jogador, geralmente o goleiro, chuta a bola de sua meta para reiniciar a partida. O tiro de gol - como é conhecido no Rio Grande do Sul - é concedido quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo depois de ter tocado um jogador da equipe atacante.
Uma dessas jogadas, das que mais acontecem durante as partidas, é o popular “TIRO DE META”, que é a reposição da bola ao campo de jogo quando ela sai pela linha de fundo tocada pelo adversário.
O tiro de saída marca o início ou reinício da partida. No começo da partida, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e escolheu iniciar com a posse de bola. Os adversários têm, então, o direito de escolher a quadra.
Isso significa que o jogador poderá realizar a saída de bola chutando diretamente para o gol adversário na tentativa de fazer um gol ou tocar para qualquer outro jogador em qualquer parte da quadra. Mas, caso a bola entrar diretamente na meta do cobrador um tiro de canto será concedido ao adversário.
(13) Saída de bola: Os jogadores agora podem receber a bola do goleiro dentro da sua área; (14) Saída de bola: Se o goleiro lançar a bola direto para a quadra do adversário será marcado um tiro livre indireto e será cobrado do local onde a bola passou a linha.
A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando e a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Quando o jogo tiver tempo suplementar deverá ser feito o mesmo procedimento. ... A bola estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha de meia quadra.
Em uma partida de futsal, os árbitros usam dois cartões para controlar a partida e disciplinar o jogador, são eles o cartão amarelo e o vermelho.