Os três jogadores deverão sentar-se ao redor de uma mesa ou superfície plana, mantendo distancia equivalente de cada um dos adversários de modo a evitar exposição acidental das cartas a serem jogadas. De comum acordo, os jogadores decidirão quem será o primeiro a embaralhar.
Após um dos jogadores embaralhar e outro cortar, uma carta é retirada do baralho e seu naipe determinará o trunfo (ou bisca). Trunfo é o naipe que vai predominar sobre os outros naipes, quando as cartas dascartadas forem recolhidas. Durante o jogo, a carta-trunfo fica embaixo do baralho, mas de maneira visível.
Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador. Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça. Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.
Você compara sua carta com a do outro jogador. Mas escolha bem a característica que vai utilizar a cada rodada, pois, se sua carta ganhar, você fica com a carta do outro jogador; se perder, ele fica com a sua! No final, vence quem ganha todas as cartas do jogo.
Como fazer suas próprias cartas de "Super Trunfo"
Tradicionalmente, estão em disputa 32 cartas, divididas em oito grupos de quatro cartas (1A-1D, 2A-2D,… 8A-8D), sendo que uma delas é a carta "Super Trunfo" que ao entrar em disputa pode ser invocada para tomar as outras cartas na mão dos oponentes.
Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.
Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito. Depois , com a maior cara de pau, ganhe a segunda com seu zap (ou de seu parceiro) e reclame que "teve que gastar". Na sequência, esconda sua terceira carta e espere pelo truco dos adversários pra mandar seis na zureba.
Sinais básicos de todo jogador de truco: