Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.
Domínios Morfoclimáticos
Veja agora os Domínios Morfoclimáticos
A lista que segue mostra como a humanidade é afetada por esta falta de cuidado com a biodiversidade.
De acordo com os dados do monitoramento, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste e ao setor siderúrgico de Minas Gerais e do Espírito Santo.
A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.
O desmatamento do Cerrado é principalmente causado pela expansão das atividades agrícolas e pela agropecuária, podendo acarretar graves desequilíbrios ambientais.
A principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
As principais consequências do desmatamento são: Perda de biodiversidade; Exposição do solo à erosão; ... Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.
Cinco medidas para zerar o desmatamento no Brasil
Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).
O problema central associado à contaminação dos solos por metais pesados se deve a existências de formas biodisponíveis desses elementos. ... A lixiviação ocorre quando a carga crítica do solo é superada ou reduzida devido à mudanças ambientais, passando o solo a funcionar como um dreno e não mais como filtro.
As formas de vapor desses metais pesados, tais como o arsênio (As), cádmio, cobre, chumbo, selênio e zinco se combinam com a água na atmosfera formando aerossóis. Esses podem ser tanto dispersos pelo vento (deposição seca) ou precipitado (deposição húmida) provocando a contaminação de corpos de solo ou de água.