PORTAS LÓGICAS AND, OR E NOT.
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. ... Um circuito seqüencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.
A diferença básica entre um Flip-Flop assíncrono e um síncrono é que no Síncronos- todos os FFs são comandados pela mesma forma de onda de sincronização e no Assíncronos- não tem sincronismo de relógio, são também chamados Circuitos Seqüenciais “Modo Nível” ou “Modo fundamental”.
O registrador PORTx permite o controle dos dados que são enviados ou recebidos (escrita e leitura) através de uma determinada porta de I/O do microcontrolador AVR. ... A tabela abaixo mostra o registrador PORTB usado no controle de dados para a porta “B”.
Cada port possui basicamente 3 registradores para controle dos pinos, que são: TRISx – tem a função de definir a direção do pino, ou seja, se funcionará como uma entrada ou saída; PORTx – é onde será feita a leitura do estado lógico presente no pino; LATx – retêm a informação no lach (flip-flop tipo D) no port.
Usaremos o 74HC595, um registrador de deslocamento Serial-Paralelo de 8bits, isto significa, que cada registrador irá controlar até 8 componentes. ... Com isto, podemos ligar diversos registradores e usando apenas 3 pinos, controlar 40, 80, 160 componentes e assim por diante.
Multiplexador. O Multiplexador é um circuito capaz de colocar sequencialmente várias informações paralelas. O multiplexador é utilizado para enviarmos as informações contidas em vários canais a um só canal. As variáveis de seleção tem a função de escolher qual informação de entrada será ligada à saída.