Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Levou uma vida anônima e solitária e morreu em 1935, vítima de uma cirrose hepática.
Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. ... Isso porque o poeta teria criado apenas a biografia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Bernardo de Campos é considerado um semi-heterônimo de Pessoa.
Os heterônimos criados por esse ilustríssimo autor foram: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.
Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos são os heterônimos mais conhecidos da história de Fernando Pessoa. Com biografias específicas, cada autor possui textos com temas e opiniões diferentes. Caeiro é o mestre, sendo admirado por todos os outros.
Assim, os heterônimos são “outros eus”, personagens com nome, biografia, personalidade e, como são escritores, estilo próprio. Cada heterônimo escreve de um jeito. Tem uma forma específica de pensar o mundo. É sempre interessante comparar a produção ortônima (do Pessoa "ele-mesmo") com a dos heterônimos.
1 Diz-se de autor que publica obra sob o nome verdadeiro de outra pessoa. 2 Diz-se de obra literária publicada sob o nome de outra pessoa que não o autor.
Os pseudônimos ocorrem quando escritores criam nomes diferentes para assinar seus trabalhos. Carlos Drummond de Andrade, no início da carreira, escolheu o nome Antônio Crispim. Quando escrevia críticas de cinema, adotava os pseudônimos “Mickey” ou “Gato Félix”.
Substantivos heterônimos são aqueles que possuem radicais diferentes, tanto para o masculino quanto para o feminino.
O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”. ... Nasceu um panda macho no zoológico. A onça fêmea é a mais protetora do grupo.
Substantivos Biformes (= duas formas): ao indicar nomes de seres vivos, geralmente o gênero da palavra está relacionado ao sexo do ser, havendo, portanto, duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. ... a cobra macho e a cobra fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea.
Porém, existe um grupo de substantivos que foge a essa regra e é chamado de substantivo uniforme. Como o nome já indica, tratam-se de substantivos que possuem um só gênero para designar um e outro sexo de animais e pessoas.
O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.
Confira a lista:
Um substantivo sobrecomum é um substantivo que não admite contrastes de género/gênero, nem marcados morfologicamente nem marcados sintacticamente/sintaticamente, apesar de referir entidades de um e outro sexo. Ex.: «a pessoa, a criança, o indivíduo, o cônjuge, a testemunha, a estrela (de cinema)».