Exu Tiriri Lonan, portanto, é descrito também como um Senhor que trabalha para o bem na linha da esquerda. Seu principal trabalho é lutar contra espíritos malignos cobertos de escuridão ,como os Kiumbas, Eguns e Zombeteiros. Ele é um dos principais Exus que trabalha na linha de frente contra todos os espíritos maus.
No candomblé, Exu é um dos maiores orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo.
Exu Tranca Ruas é guardião da Lei A força mental que sustenta todas as entidades dessa linhagem está ligada ao Orixá Ogum. Os trabalhadores dessa linhagem são sustentados por Ogum para realizar os trabalhos de abrir, trancar, cortar, encaminhar, interceder por caminhos.
Uma vez que você perceber alguma intromissão na sua energia pessoal, a melhor forma de reverter o quadro é mudando o seu conjunto de pensamentos, sentimentos e emoções, que em outras palavras quer dizer, aumentando a sua elevação moral e o seu estado de amor.
QUAL O GESTO PARA SAUDAR EXÚ E POMBA-GIRA? ?
Este mestre mago feiticeiro, Rei do mundo espiritual vem ao mundo físico e se apresenta como Vulgo (Apelido) Exú Tranca Ruas da Almas. Ele tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar.
Como quase todos os exús, apresenta diversas variações, tais como Tranca Rua das Almas, Tranca Rua de Balé, Tranca Rua das Encruzilhadas, Tranca Rua da Praia, Tranca Rua do Luar ou Tranca Rua do Embaré, entre outros.
Os filhos de Exu são muito energéticos, brincalhões, é impossível estar perto deles sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário que faz. Muito carismáticos e de coração bom, estão sempre com um sorriso no rosto.
Firmar velas ímpares nas pontas de saídas do triângulo. Colocar o álcool ou aguardente no copo de barro e os charutos num prato também de barro, acesos em forma de leque, lumes para o exterior do prato. Colocar folhas e flores de trombeta com espada-de-ogum em volta da oferenda.
Existem algumas formas de saber sobre as Guardiões:
Em trabalhos de Umbanda Exus são entidades que incorporamos, mas não o Exu chefe de falange ou Orixá, incorporamos espíritos que trabalham para aquele Exu. Nosso corpo não teria condições de suportar a energia e força de um Exu Orixá, por isto o que se incorpora são os espíritos que trabalham para aquela linha.