As revoltas nativistas foram aquelas que tiveram como causa principal o descontentamento dos colonos brasileiros com as medidas tomadas pela coroa portuguesa. Ocorreram entre o final do século XVII e início do XVIII.
Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. São revoltas separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. A Revolta dos Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman.
Os primeiros diamantes no Brasil foram encontrados por volta de 1729 na região do rio Jequitinhonha, tendo logo despertado a atenção da Coroa Portuguesa. A primeira legislação visando regulamentar a sua exploração foi o Regimento dos Superintendentes e Guardas-mores das Terras Minerais, comum a toda a região.
Um deles é que a primeira pessoa a descobrir ouro na região de Ouro Preto foi um mulato de Curitiba - que também nasceu de povoados ligados à mineração no sul do país. O mulato, cujo nome se perdeu no tempo, acompanhava os bandeirantes paulistas em expedições pela região das minas, no começo do século 18.
Um dos primeiros métodos de mineração foi documentado pelo povo romano, e consistia em acender fogo sobre as rochas e esperar que elas se expandissem e rachassem, por conta do calor. Além deste método, foi descoberto em seguida o uso de picaretas, martelos, bombeamento, ventilação e carros de mão.
Além da formação de uma nova composição social, houve também um novo sistema de fiscalização, desenvolvido pela Coroa Portuguesa especialmente para a atividade mineradora. Esse sistema começava com a política de distribuição das terras, que eram repartidas em datas ou lotes para exploração.
As regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deram origem à mineração no Brasil.
A mineração atrai muitos investimentos e tem bom retorno financeiro. E esse potencial do setor já era visível desde o período do Brasil colonial. Naquela época, a extração de minérios foi responsável por parte da ocupação do território nacional e, principalmente, pelo equilíbrio econômico e geração de riquezas.
A mineração também provocou o aumento do controle do comércio de escravos para evitar o esvaziamento da força de trabalho das lavouras, já que os escravos eram os únicos que trabalhavam. ... Após o enfraquecimento da mineração, faltava ao Brasil um grande produto para preencher a lacuna deixada pelos metais preciosos.
A atividade de mineração viria a crescer e ser ainda mais valorizada na segunda década do século XVIII, quando foram descobertas as minas de diamante. A partir de então, a mineração passou a ser a atividade econômica mais importante da colônia. ... A mineração tomou o lugar do açúcar, era o ciclo do ouro!
A descoberta do ouro gerou uma intensa migração do Nordeste para o Sudeste de escravos, comerciantes e proprietários.
Resposta: Seria o deslocamento dela, que saiu de Salvador e foi para o Rio de Janeiro, mudando todo o polo econômico e social do país.
Resposta. A descoberta do ouro e de pedras preciosas no interior do Brasil, motivou comerciantes locais e colonizadores a se deslocarem para o interior das minas, ocasionado crescimento populacional na região, aumentando a demanda por comida, moradia, vestuário etc.