O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.
Principais obras e autores do Romantismo
Autores do realismo brasileiro
Machado de Assis
Além de possuir forte caráter ideológico, com a descrição dos costumes em uma linguagem coloquial e regional. Os escritores, com uma linguagem clara e objetiva, iam direto ao foco da questão, contrário ao romantismo que era subjetivo, e suas críticas eram direcionadas às instituições, Igreja Católica e burguesia.
O Realismo é a escola literária que analisa a realidade. Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social, o Realismo brasileiro tem início com a obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881. ...
Aluísio Azevedo
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
No Brasil, a prosa naturalista foi influenciada por Aluísio Azevedo com a obra O Mulato, publicado em 1881. Esta marcou o início do Naturalismo brasileiro e a obra O Cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.
O Mulato
Os romances naturalistas, portanto, apresentam como principal característica o determinismo, conceito científico que afirma que o meio, a raça e o período histórico influenciam o caráter dos indivíduos. Isso era o que defendiam romancistas como o português Eça de Queiroz e o brasileiro Aluísio Azevedo.
Resposta. Naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
Diferente do Realismo, o qual pretendia mostrar um retrato fidedigno da sociedade sem embasamentos científicos, a literatura naturalista traz à tona as diversas descobertas que se desenvolveram na época.