A FISPQ Ciclohexano é a ficha de segurança de uma substância muito usada no processo de fabricação do nylon. Também é utilizado como solvente de betume, cera, borracha crua, óleos e removedor de pintura e verniz. Além disso, o ciclohexano serve como substituto do benzeno por ser menos tóxico.
6 carbonos
Estudos evidenciaram que a conformação mais estável para o cicloexano é a conformação em "cadeira". Na conformação em cadeira não há tensão de torção nem angular, uma vez que os ângulos dentro do anel entre as ligações dos carbonos (109,5°) são iguais em toda sua extensão, para essa conformação.
O cicloexano (ou ciclo-hexano, grafado algumas vezes como ciclo hexano) é um composto orgânico formado por 6 átomos de carbono, e 12 átomos de hidrogênio, de fórmula: C6H12.
A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.
O benzeno possui uma estrutura extremamente estável do ponto de vista químico. Sua fórmula estrutural é composta por seis átomos de carbono nos vértices de um hexágono, com duplas alternadas, e um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono, conforme mostrado nas diferentes formas de representação desse composto.
C6H6
Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos ...
O benzeno é uma das substâncias constituintes do petróleo e está presente na gasolina, sendo lançado na atmosfera pela queima dos combustíveis dos automóveis. Além disso, ele também é encontrado em refrigerantes e no cigarro. O benzeno está presente na gasolina utilizada em automóveis.
Estireno
Benzeno (benzene em inglês) é um líquido incolor, inflamável e com um aroma doce. ... Constituinte do petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, petroquímicas, de refino de petróleo e nas companhias siderúrgicas.
O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos. ... Hidrocarbonetos.
não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.
1 - Portaria MTE nº 3.
A absorção varia entre 10% a 50% dependendo da dose, do metabolismo e da quantidade de gordura presente no organismo. Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina.
No dia 22 de setembro de 2016 foi aprovado pela Portaria Nº 1109, o anexo II referente a exposição ocupacional ao benzeno na Norma Regulamentadora 09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
A atividade de revenda de combustíveis é considerada de impacto à saúde humana e ao meio ambiente, podendo causar contaminação humana e animal, incêndios, explosões, geração de resíduos e contaminação do solo e das águas subterrâneas (MALCUM, 2009).
Alteração na NR - 9 - ANEXO II - Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis.
PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela NR 9. Faz parte de um conjunto de medidas amplas que possuem o objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Quanto ao reconhecimento de riscos, a NR 9 dispõe que é preciso seguir o seguinte procedimento:
Pela NR 9 deve-se levar em conta o nível de ação na avaliação de dois tipos de agentes: O agente físico ruído e os agentes químicos que podem ser avaliados quantitativamente (ou seja, que pode ser medido)!
9.