As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.
Substâncias orgânicas são aquelas que apresentam o átomo de carbono. Por exemplo: vitaminas, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e enzimas.
Orgânicas: açúcares,vitaminas,carboidratos, lipídeos e proteínas; Inorgânicas: Água e sais minerais.
São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. ... Apesar de existirem inúmeras maneiras desses elementos combinarem-se para a formação das substâncias inorgânicas e orgânicas, alguns tipos de substâncias existem em maior quantidade nos seres vivos.
As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. ... Dentre as substâncias orgânicas, destacam-se as proteínas, lipídios e carboidratos. As proteínas são formadas por aminoácidos — moléculas constituídas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Os compostos orgânicos estão vinculados à presença do elemento Carbono. No campo dos Compostos Inorgânicos estão os Sais (Ácidos; Bases; e os Óxidos). Além destes compostos, a água é o principal componente inorgânico das células, e funciona como um 'solvente universal'.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. Já os compostos inorgânicos correspondiam aos sistemas não vivos, como rochas e minérios. ...
De uma forma geral, as substâncias naturais são divididas em dois grandes grupos: ... Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.
As principais moléculas orgânicas que estão presentes na célula são:
Já as moléculas orgânicas são aquelas em que o principal constituinte é o elemento carbono, que está associado principalmente aos átomos de hidrogênio (H) e também ao enxofre (S), fósforo (P), nitrogênio (N) e oxigênio (O).
Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos são moléculas orgânicas encontradas nos seres vivos.
São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
A principal característica das substâncias orgânicas compreende o fato de todas serem formadas pelo elemento carbono. Dessa forma, existem diversas substâncias orgânicas em nosso organismo, as quais desempenham papéis muito importantes.
* Carboidratos: a glicose é um exemplo de carboidrato (ou hidrato de carbono) que se liga para formar celulose e amido , que são polímeros de condensação naturais. O interessante é que os vegetais produzem substâncias naturais orgânicas a partir de substâncias naturais inorgânicas (água e gás carbônico).
Um fato marcante é que todos os seres vivos são universalmente construídos pelas mesmas famílias de macromoléculas biológicas: as proteínas, os carboidratos, os lipídeos e os ácidos nucléicos.
As quatro principais categorias das macromoleculas na celula são:
9 - MICROMOLÉCULAS São moléculas de peso molecular entre 100 e 1000 e contém até trinta ou mais átomos de carbono. Normalmente são encontradas livres em solução, onde algumas delas formam um conjunto de intermediárias a partir das quais as macromoléculas são formadas.
As macromoléculas - proteínas, ácidos nucleicos, e polisacáridos - são formadas pela polimerização das centenas de seus precursores do baixo-molecular-peso - ácidos aminados, nucleotides, e açúcares simples.
São biomoléculas de elevada massa molecular, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Participam da constituição da maioria dos seres vivos. Palavras-chave: Bioquímica, substâncias orgânicas, polímeros, proteínas, polissacarídeos, lipídeos.
Todos os seres vivos, logo todas as suas células são constituídas por moléculas orgânicas de grandes dimensões, macromoléculas que desempenham diversas funções: estruturais, energéticas, enzimáticas e de armazenamento e transformação de energia.
Macromolécula define-se como uma molécula orgânica de elevada massa molecular relativa, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Aquelas que apresentam unidades de repetição são denominadas polímeros.
Explicação: Elas atuam nas mais variadas funções do organismo, estando relacionadas, por exemplo, com a defesa, aceleração de reações químicas, transporte de substâncias e comunicação celular.