O processo de tomar decisões é importante para que a empresa tenha um melhor funcionamento. Escolher a melhor alternativa é um ponto-chave para o sucesso.
Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão. ... É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para fazer isso, em qualquer situação da vida.
A importância da análise de informações para decidir adequadamente. Analisar as informações é indispensável para a tomada de decisão porque é, basicamente, o que criará a justificativa para que uma determinada medida seja considerada como a ideal em um cenário específico.
As pré-condições necessárias para um processo de tomada de decisão ocorrer são (1) a existência de um buraco entre a situação corrente e as metas desejadas, (2) o estar ciente da importância deste buraco, (3) a motivação para fechar o buraco, e (4) o acesso aos recursos necessários para se actuar de forma eficiente.
Resposta. Resposta: O primeiro passo no processo de tomada de decisão é definir qual o problema que está sendo enfrentado.
Avaliar como os sistemas de informação ajudam as pessoas que trabalham individualmente ou em grupos a tomar decisões de maneira mais eficiente . ... Os sistemas de informação melhoram os processos de decisórios porque facilitam o acesso as informações.
As características do trabalho podem influenciar nas decisões de uma empresa quando: o trabalho é altamente tecnológico - nesse caso, a organização deve tomar decisões sobre compras de novos equipamentos, softwares e tecnologias essenciais para a continuidade dos negócios.
Como a estrutura organizacional influencia na eficiência de uma empresa? A estrutura organizacional de um negócio serve ao seu planejamento estratégico, sendo o molde nos quais os objetivos serão encaixados, possibilitando que sejam alcançados.
Estrutura organizacional é um instrumento da área da gestão que busca organizar as empresas no que se refere a atividades e recursos necessários para o cumprimento dos objetivos estratégicos.
A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos.
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes.
Os tipos de departamentalização que mais caem em provas são: funcional (veja bem: existe a estrutura funcional e a departamentalização funcional!); por clientes; por produtos ou serviços; territorial ou geográfica; por processos; por projetos; e matricial.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
Desvantagens da Departamentalização por produtos ou serviços. Talvez uma das maiores desvantagens deste modelo seja a baixa interação entre os departamentos, dificultando a comunicação e a troca de experiências entre as equipes de trabalho.
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.