Em diálogo com o leitor, o narrador em primeira pessoa inicia a apresentação do seu livro, “obra de finado”, com a revelação de que está morto. Portanto, é esse “defunto autor” quem narra a história, o que dá à obra o seu caráter de realismo fantástico.
Dona Plácida é a senhora de confiança de Virgília que tinha ido viver para a “casinha” como chamavam o local dos encontros amorosos. A senhora tem nojo da sua condição de cúmplice, mas cede.
Brás Cubas inicia a historia narrando sua morte, ocorrida numa sexta-feira de agosto de 1869, às 2 horas da tarde, na chácara de Catumbi, aos 64 anos, motivada por pneumonia. ... Antes de seu falecimento, a amante da juventude, Virgília, vem visitá-lo no leito de morte.
Prudêncio: escravo da infância de Brás Cubas, ganha depois sua alforria. Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Neto de escravos alforriados, foi criado em uma família pobre e não pode frequentar regularmente a escola.
Neste trecho, pode-se observar uma das fortes características de Brás Cubas, a falta de modéstia e a "mania de grandeza". Também é interessante verificar as metáforas que usa para exemplificar as duas fases da paixão entre ele e Marcela. Palavras-chave: Literatura. Romance.
Resumo do enredo Memórias Póstumas é uma narrativa confusa e sem linearidade. O personagem principal, como sugere o título, resolve, depois de morto, contar a história da sua vida através de uma seleção dos episódios mais relevantes, desde o seu nascimento até a sua morte.
Esse comportamento faz com que Brás Cubas nunca assuma as rédeas da própria vida, sendo sempre dependente e inseguro, por isso a relação com o "trapézio", que remete à inconstância de Brás Cubas, prestes a cair a qualquer momento.
Características do realismo brasileiro Enfoque no homem e no seu cotidiano; Crítica social; Linguagem simples e objetiva; Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.
Origem da prosa realista O movimento do Realismo surgiu a partir de uma reação ao subjetivismo, ao individualismo e ao "eu" romântico. Em oposição à estética romântica surge o objetivismo e o impessoalismo. No realismo, a razão, a pesquisa e a ciência ocupam o lugar antes reservado ao sentimentalismo.
As obras apresentam frases curtas e incisivas, repletas de humor e reflexão através de frases irônicas e sugestivas, além de apresentar intertextualidade com obras consagradas e perfeição gramatical.
Oposto ao movimento realista que prezava o materialismo, o cientificismo e o racionalismo, o simbolismo tem início no fim do século XIX. Ele surge como uma forma de negar a realidade objetiva explorada pelo movimento anterior do realismo. Assim, renascem os ideais espiritualistas e místicos repletos de subjetivismo.