Como A Vegetaço Na Mata Dos Cocais?

Como a vegetaço na Mata dos Cocais

Do babaçu, palmeira comum na Mata dos Cocais, são extraídos também óleo e fibras. As fibras são muito usada para fabricar cestos, chapéus e esteiras.

Segundo o portal Mundo Educação a Mata dos cocais corresponde a uma composição vegetal que se encontra posicionada entre a caatinga, a floresta Amazônica, e o cerrado, é considerada um campo de transição dos biomas citados. Nessa formação vegetal é possível encontrar, várias espécies importantíssimas que ocupam maior parte lugar. Os dois principais tipos de vegetação presentes no bioma desempenham função de ampla importância na vida das pessoas que vivem do extrativismo na região. Essas atividades desenvolvidas com o babaçu e a carnaúba não geram nenhum prejuízo ambiental, uma vez que são retirados exclusivamente os frutos e as folhas que são naturalmente reproduzidas pela planta. (FREITAS,2021)

De estudante para estudante

Formação vegetal típica da zona de transição entre a região Norte e Nordeste do Brasil, a Mata dos Cocais está localizada entre a Floresta Amazônica e a Caatinga, dois importantes biomas brasileiros. A Mata dos Cocais ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e o norte do Tocantins. A sua denominação é devido à elevada quantidade de cocais, com destaque para o babaçu e a carnaúba.

Você curtiu conhecer a Mata dos Cocais? Então não deixe de conhecer também interessante matéria sobre as riquezas da Mata Atlântica e sua diversidade cultural.

O relevo da Mata dos Cocais

O relevo da Mata dos Cocais

A mata dos Cocais situada na região norte nas florestas úmidas, e em terras semiáridas do Nordeste. Sendo uma zona de transição entre biomas Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica. Se entende entre Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Abrange predominantemente o meio-norte, Maranhão e Tocantins.

Seu clima pode ser Equatorial Úmido, quando ela se situa a Oeste, bem como Semiárido, se está a Leste. Já a temperatura anual é por volta de 26°C, além de um inverno seco e verão chuvoso.

De acordo com o Portal Ambientebrasil, um lugar para você poder ver a Mata dos Cocais é São Luís (MA), no leste da cidade se encontra a Mata dos Cocais e ao oeste o início da floresta Amazônica.

A Mata dos Cocais é uma formação florestal presente na região nordestina do Brasil.

Segundo o site Toda Matéria, por causa das palmeiras, as árvores de grande porte como o babaçu, o buriti, o açaí, a carnaúba e a oiticica, são importantes no desenvolvimento econômico da região. Outras frutas como caju, manga e tamarindo são comuns na região; diversas árvores que surgem na paisagem são: Caneleiro, Aroeira, Ipê, Sapucaia, dentre outras. De acordo com o Blog Tudo Gostoso, o camarão é muito usado nos pratos desse bioma. E pode ser consumido com açaí e em deliciosas tortas. E entre outros frutos do mar. O site Inda Vou Lá, afirmou que pedaços que são menos nobres do boi, como bucho, são muito consumidos. E o site Tudo Gostoso, disse que a carne de sol é muito usada.

O solo deste bioma é rico em minérios como níquel, ferro, ouro, bauxita, alumínio e diamante, além da argila caulim. De formação laterítica, com óxidos de ferro e alumínio, a condição do solo é regular no que se refere às atividades agrícolas. Em algumas regiões do Tocantins e do Pará, existe uma boa reserva de nutrientes para a agricultura; o bioma também possui regiões com solos que apresenta excesso de alumínio e uma elevada salinidade nos mangues (zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais, sendo o ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marinho).

De acordo com Débora Silva e Késia Guizi (2021), o solo da Mata dos Cocais é pobre, mas as raízes das árvores fazem uma rápida absorção de nutrientes, além de ser composto por laterítica, óxido de ferro e alumínio, possuí um alto nível de salinidade nos mangues, sendo assim é uma região que facilita a transição de animais terrestres e marinhos. Apesar de ser uma região rica em matéria orgânica, o solo tem seus recursos minerais como níquel, ferro, ametista, argila, alumínio entre outros, porém a condição do solo para a agricultura pode ser considerada regular de acordo com a região. O relevo é a parte superficial da litosfera, ou seja, cama sólida da Terra. É onde ocorrem as transformações geológicas, sendo também local de habitação do ser humano, e da maior parte dos animais terrestres. Resumindo, o relevo é o conjunto de formas físicas que compõe a superfície da Terra. (PENA, 2021) A Mata dos Cocais se formou ocupando lacunas de outras formações (cerrados e florestas amazonenses), que foram desmatadas. (SUÇUARANA, 2021) O relevo da Mata dos Cocais é bem diversificado. Apresenta formas como a planície, as depressões, o planalto, - se localiza no planalto do Maranhão e Piauí - estrutura rochosa formada por rochas cristalinas e sedimentares. (SILVA, 2014) (Portal Toda Matéria, 2021)

Lista de exercícios

Lista de exercícios

Muitas indústrias famosas adquirem os produtos que os nativos coletam, principalmente para a fabricação de cosméticos. Da folha da carnaúba, por exemplo, é extraída uma cera de várias utilidades.

Segundo Rodolfo Alves Pena e o Portal São Francisco (2021), a Mata dos Cocais é um ecossistema que está entre a floresta amazônica, a caatinga e o cerrado, no qual tem uma floresta de transição, situada em regiões do norte, nordeste e meio-norte do Brasil. Ocupa diversos estados no território brasileiro e possui uma grande diversidade de fauna e flora. É uma região que sobrevive a partir da extração de óleos para cosméticos e possui um cultivo bem adaptado. Este artigo irá trazer algumas informações sobre suas características.

Segundo o Portal Prepara Enem o índice pluviométrico no bioma da Matas de Cocais é elevado, pode chegar alcançar entre 1.500 mm e 2.200 mm anuais. Nos rios vivem a ariranha, o boto, o acará-bandeira (peixe), entre outras espécies. Alguns dos principais rios e bacias hidrográficas que passam no bioma são a Bacia do Rio Parnaíba, abastecida principalmente pelo Rio Parnaíba e seus afluentes, a bacia abrange o estado do Piauí, Maranhão e Ceará (MACEDO,2019). Segundo o Portal CODEVASF a Bacia Hidrográfica do rio Mearim cuja foz, ocorre o fenômeno da Pororoca, é a maior do Maranhão. A Bacia Hidrográfica do rio Tocantins Araguaia está localizada em Tocantins; Goiás; Mato Grosso; Pará; Maranhão e Distrito Federal, sendo composta pelos seus principais afluentes, o rio Tocantins e o rio Araguaia, sendo localizada também dentro da área do bioma. (MACEDO,2019). Essas bacias hidrográficas são as principais, mas em conjunto com outros rios que passam dentro do território da Mata dos cocais, são muito bem utilizadas pela população e muito importantes para o meio ambiente.

Últimos artigos

O babaçu, também conhecido como coco-de-macaco ou baguaçu, é uma planta pertencente à família das palmeiras e é a árvore símbolo da Mata de Cocais. Pode chegar a atingir até 20 metros de altura e somente uma árvore tem a capacidade de produzir até 2.000 frutos por ano. Devido à alta concentração de matérias graxas – os óleos utilizados na cosmética e na indústria farmacêutica – presentes nas sementes oleaginosas desta planta, elas são uma importante fonte de renda da população local.

O relevo da área da Mata dos Cocais é diversificado, apresentando formas como a planície, as depressões, o planalto, estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (que são formadas por cristais) e sedimentares.

Escolhidas para você

Do coco do babaçu é extraído um óleo aproveitado nas indústrias de alimento e farmacêutica. Além disso, a sua casca serve para fabricar, por exemplo, estofados e embalagens.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Estudo Prático, Brasil Escola, Escola Kids, Cola da Web, Mundo Educação, Alunos Online, Sua Pesquisa.

A população nativa vive do extrativismo da Mata dos Cocais, de onde retiram óleo, fibra, cera etc., sendo uma fonte de renda. Esse material é usado na indústria para a fabricação de remédios, cosméticos e outros.

Qual é a fauna da Mata dos Cocais?

A fauna é bastante diversificada, composta por espécies da floresta Amazônica, caatinga e cerrado, além de algumas endêmicas, ou seja, encontradas apenas na mata dos cocais. Entre os animais desse bioma estão a arara-vermelha, cobras, gambás, lagartos, macacos, boto, ariranha, vários insetos e aves.

Qual a explicação para o nome Mata dos Cocais?

O nome desse ecossistema aponta para a presença de muitos cocais donde o extrativismo vegetal é a fonte de renda de muitas famílias. ... Além do extrativismo vegetal, a economia dessa região é baseada na criação de gado, pecuária e nas culturas de arroz, soja e algodão.

Qual a principal característica da Mata dos Cocais?

Composta de florestas tropicais e amazoneses secundárias, a vegetação da Mata dos Cocais apresenta várias características, dentre as quais podemos citar as seguintes: Apresenta uma biodiversidade de espécies de palmeiras, dentre as quais o açaí; É rica em espécies nativas de arbustos (menores altitudes);৮ নভেম্বর, ২০১৪

Quais as principais características das Matas dos Cocais?

A fauna e a flora da Mata dos Cocais são bastante diversificadas, embora a floresta apresente uma aparência homogênea, isto é, uma paisagem semelhante em suas diferentes partes. As principais espécies de plantas são o babaçu, que é o mais abundante na região, a carnaúba, o buriti e muitas outras.

Quais os benefícios da carnaúba?

A pesquisa, segundo Salmito, também pode vir a dar uma importante contribuição para a saúde humana porque essa substância descoberta na carnaúba vai combater o colesterol ruim e a glicemia, os dois principais responsáveis por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infartos no Miocárdio que são as maiores causas de mortes ...

Como tirar a cera do mel?

Como separar o mel da cera em banho-maria

  1. Step 1. Coloque o favo de mel em uma superfície dura. ...
  2. Step 2. Coloque o favo esmagado em banho-maria. ...
  3. Step 3. Espere a cera subir à superfície durante o aquecimento. ...
  4. Step 4. Enxágue a cera endurecida para remover os resíduos de mel com água morna.
  5. Step 5. Despeje a água do fundo da caldeira de banho-maria.
  6. Step 6. ...
  7. Step 7.

Como limpar a cera de abelha?

Step 1. Despeje o excesso de cera derretida em um recipiente para armazenagem. Use uma colher ou espátula para remover o máximo possível do item a ser limpo. Se a cera já tiver endurecido, aqueça no conjunto para banho-maria.

Como atrair as abelhas para a Caixa?

Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.