A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.
A floresta temperada é um bioma tropical onde possuí uma enorme fauna, f e flora, por consequência de serem tropicais ela recebe por boa parte do ano o sol e a chuva, suas árvores costumam cobrir boa parte do sol sendo confortavelmente acolhida pelo ar úmido que há na região do solo, devido a grande fauna, ela mereça ...
Também chamada de floresta decídua temperada ou floresta temperada decídua, a floresta temperada é encontrada nas regiões do oeste da Europa, região leste dos Estados Unidos e da Ásia e sul do Brasil e da América do Sul, onde o clima é temperado e as estações do ano são bem definidas.
No Brasil temos como exemplo a Mata Atlântica, situada na Bacia Amazônica, na América do Sul, ela abrange a costa do Brasil, América Central, e leste do México, e também em algumas ilhas das Índias Ocidentais, a Floresta Amazônica e a sua região costeira, que apresenta os seguintes tipos de vegetação: mata pluvial ...
A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. A sua característica principal é a perda de suas folhas durante o outono e o inverno.
As decíduas, que são árvores que perdem suas folhas durante o inverno. ... Essas árvores também são chamadas de sempre-vivas porque são verdes em todas as épocas do ano. São exemplos de árvores coníferas abetos e cedros. As árvores de folha larga têm como característica a manutenção da folhagem no inverno.
A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.
As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.
As florestas equatoriais são aquelas que ocorrem na região da linha do Equador, marcadas por altas temperaturas, elevada quantidade de chuva e vegetação latifoliada, com folhas grandes, largas e verdes durante todo o ano.
Floresta tropical primária é verticalmente dividida em, pelo menos, cinco camadas: o céu da floresta, o copa, o sub, a camada arbustivas, e o chão da floresta. Cada camada tem a sua própria espécie animais e vegetais interagindo com o ecossistema à sua volta.
O estrato emergente das florestas tropicais é formado por árvores muito altas e dispersas (entre 40 a 50 m), que se projetam acima do nível geral formado pelo estrato arbóreo, que é composto por árvores que formam um dossel contínuo e muito denso, atingindo entre 24 e 30 metros de altura. ...
Os tipos de floresta variam de acordo com as condições de umidade e temperatura de cada região do planeta. São divididas em: Florestas Tropicais, Equatoriais, Boreais, Temperadas e Savanas.
No Cristalino Lodge, existem duas estações bem definidas: a estação seca, de junho a novembro, e a estação verde, de dezembro a maio.
floresta Amazônica
As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:
Representando dois terços das florestas naturais do Brasil e cobrindo quase 50% do território brasileiro, a Amazônia é o maior bioma do País. Com extensão aproximada de 421 milhões de hectares, sendo a principal floresta tropical do mundo, o ecossistema concentra uma vasta biodiversidade.
Resposta. Em suma, Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa cerca 24% do território nacional. O Cerrado brasileiro é a savana mais rica do planeta, abrigando 11.
A Caatinga é o único bioma totalmente brasileiro, isto é, o único domínio florestal que não divide espaço com nenhum outro país. Isso significa que algumas características regionais desse bioma não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Os estados do Brasil abrangidos pelo Cerrado são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves (terreno dentro de outro) no Amapá, Amazonas e Roraima.
caatinga
“As principais características da caatinga são: fauna e flora adaptada à seca, exclusividade brasileira, clima semiárido, várias espécies endémicas em extinção. Veja os detalhes!” A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país.
O termo bioma pode ser conceituado como um conjunto de seres vivos em uma área, o que abrange desde espécies de animais como também de plantas, sendo que o bioma também é compreendido como uma junção de ecossistemas.
Fauna. A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
É um bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico único no planeta. Apesar de estar localizado em área de clima semi-árido, a Caatinga apresenta grande variedade de paisagens e de biodiversidade. Muitas das suas espécies são exclusivas.
A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais.
As populações que habitam o bioma são também conhecidas como caatingueiros: são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas e quilombolas, sendo berço de comunidades tradicionais como os índios Tumbalala, os Pankararu, e dos quilombolas de Conceição das Crioulas.
A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.
Resposta. Só o nordeste contem. Todos os outros não possuem a caatinga.