Observe as características do relevo brasileiro segundo o geógrafo Jurandyr L.S Ross: Planalto: È uma superfície irregular com altitude acima de 200m. Planície: Superfície mais ou menos plana de formação sedimentar. Depressão: É uma superfície que sofreu processo erosivo e possui altitudes abaixo das áreas ao redor.
Os três geógrafos que efetuaram a classificação do relevo brasileiro foram: ⇒ Aroldo de Azevedo, realizada em 1940. Aplicando o nível altimétrico para estabelecer planaltos e planícies. ⇒ Aziz Nacib Ab' Saber, realizada em 1958.
Jurandyr Ross
Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.
As planícies são formadas pela ação dos rios, mares e ventos. Eles carregam sedimentos que vão se acumulando até formar uma superfície uniforme. Não por acaso, a maioria das planícies está localizada às margens de rios e mares.
Devido ao seu solo de constituição areno-argiloso alguns cursos do rio Madeira e seus afluentes se acomodam pelas falhas dessa superfície, levando a formação de planícies inundadas, e em outras áreas os mesmos exercem um poder erosivo, conhecido como terras caídas. ...
Planaltos e planícies são diferentes, mas não exatamente pela altitude. As planícies são áreas planas e geralmente baixas, no fundo dos vales e ao longo dos litorais. Mas podem também ocorrer em maiores altitudes. Nas planícies os rios correm encaixados, enquanto nos planaltos eles são escavados.