Medialmente o osso hioide, a parede da faringe, o nervo laríngeo superior e a glândula parótida envolvem a artéria. Lateralmente a artéria carótida interna passa próxima à porção inicial da artéria carótida externa, juntamente com o nervo laríngeo superior, posterior e inferiormente.
A inervação sensitiva é levada por vários nervos:
As artérias mentoniana e incisiva suprem a gengiva labial dos dentes anteriores e os próprios dentes anteriores. A veia alveolar inferior é a única a coletar o sangue bombeado na região da mandíbula, e drena para o plexo venoso pterigóideo.
Veias da cabeça: a drenagem venosa intracraniana é feita, sobretudo, pelos seios venosos da dura-máter e a drenagem extracraniana é feita essencialmente pelos sistemas da veia facial e da veia retromandibular.
Ramos incluem:
As duas veias de maior calibre do corpo são as veias cava inferior e a superior. A veia cava superior drena o sangue que circulou na cabeça e braços, enquanto que a inferior traz o sangue das pernas e cavidade abdominal, e ambas lançam o sangue venoso no interior do átrio direito.
Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo ( exemplo cabeça e braços) .
Ambos os grupos possuem válvulas que são mais numerosas nas veias profundas. Em humanos adultos, as principais veias superficiais dos membros inferiores são a veia safena magna e parva e suas numerosas tributárias, porém, a mesma descrição em fetos ou recém-nascidos se mostra escassa na literatura.
O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva. É através dele que o sangue é transportado a partir da superfície (pele e tecidos subcutâneos), de onde conduz para as veias profundas.
Varizes: causas, sintomas, fatores de risco e tratamento
As veias varicosas são veias superficiais das pernas anormalmente dilatadas. Elas podem doer, provocar coceiras ou sensação de cansaço.
Basicamente, a diferença está no calibre do vaso sanguíneo e na sua localização. As varicoses são aqueles vasinhos roxos ou avermelhados que podem ter de 0,5 a 1,0 mm de diâmetro e estão localizados na pele. Já varizes, são vasos maiores que estão num plano abaixo da pele.
O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele. CiênciaPor que ficamos de ressaca? Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu.
Fitoterapia e remédios naturais Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.
Para saber como evitar varizes, confira as sugestões do Dr. Jurandir Marques, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.
Abaixo listamos algumas dicas para você evitar o aparecimento: