Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.
Uma receita simples de adubo orgânico caseiro para suas suculentas é o aproveitamento de cascas de ovos, que vão fornecer cálcio para a planta; cinzas de madeiras (produto da queima de lenha ou madeira), como fonte de potássio; e torta de mamona (para o fornecimento de nitrogênio) e farinha de ossos (rico em fósforo).
Adicionar casca de ovo como adubo Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.
12 alimentos que podem virar adubo
Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK
Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.
Embora a maioria delas só floresça durante a primavera, é possível fazê-las florescer durante o ano todo. A chave é plantá-las no local correto, e cuidadosamente manter o ambiente ao seu redor para que elas estejam em um ciclo de crescimento constante e nunca em um ciclo dormente.
Pode ser mantida em jardins sob Sol pleno, ou em locais bastante iluminados. Rega: O solo deve ser mantido moderadamente úmido, podendo secar entre uma rega e outra. Plantas em jardim: Em dias quentes a água deverá ser fresca para ajudar a planta a se refrescar. Pode-se molhar toda a planta.
Devemos adubar pelo menos quatro vezes ao ano, colocando adubo de gado bem curtido e composto orgânico, bem como adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 150 gramas por muda. Colocar num balde para misturar bem, aplicando ao redor da muda sem tocar no tronco.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Saiba como recuperar uma planta seca
O solo deve ser bem drenável, com regas diárias na primavera-verão, mas sem encharcamentos. Adubar no fim do inverno com farinha de osso e composto orgânico e na primavera-verão com NPK Fazer podas logo após a floração para estimular o crescimento.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Em 1 litro de água acrescentar 1% de óleo mineral (10 ml de óleo) e 1% de detergente neutro (10 ml de detergente), em seguida agitar e fazer pulverizações foliares para controle de cochonilhas.
O controle dessa cochonilha é realizado por meio da aplicação de inseticidas sistêmicos, em formulações líquidas ou granulados, aplicados por via solo na projeção da copa do cafeeiro.
Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta.
Como eliminar as formigas “A maneira mais prática é usar borra de café, que é um resíduo que praticamente toda casa produz”, aconselha Arajany. “Além de ser orgânico e evitar a produção de mais lixo, a borra espanta as formigas e também fortalece as plantas por meio do enriquecimento do substrato”.
Diazitop PM é um inseticida organofosforado a base de Diazinon técnico estabilizado para uso rural, indicado para o controle de moscas domésticas (Musca domestica) em instalações rurais.
Plantas saudáveis precisam de espaço para desenvolver suas raízes. Então, a dica é transplantá-la para um vaso biodegradável, de barro ou de cerâmica - ou melhor ainda, utilizar um vaso com composto de extrato vegetal. Esses vasos apresentarão condições mais adequadas para a manutenção e crescimento das suculentas.
Solo/Substrato Plantio de cactos orgânicos desenvolve-se melhor em pH entre 5,8 e 6,3. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Por isso, recomendando-se, para semeadura direta, cobertura do solo com adubo verde ou transplante de mudas direto sobre a palhada.
Experimente regar uma vez por semana Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.