Desse modo, é possível calcular o deslocamento com base nesses dados.
A função horária da velocidade do MUV é uma equação em que a velocidade do móvel é escrita em função do instante de tempo. Essa função é uma equação de 1º grau, ou seja, é a equação de uma reta. ... A figura a seguir apresenta o gráfico da função horária da posição, que relaciona a velocidade com o tempo.
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.
Esta posição de inversão do movimento ocorre quando sua velocidade for nula. Matematicamente para determinar o instante em que ocorre a mudança de sentido, atribuímos a velocidade valor nulo v = 0 m/s. Veja como fica: v = -8 + 4 t quando muda de sentido: v = 0 Exercícios resolvidos R5.
Seja s1 o espaço do móvel num instante t1 e s2 seu espaço num instante posterior t2. Seja Δs = s2 - s1 a variação de espaço no intervalo de tempo Δt = t2 - t1.
Os instantes em que o móvel passa pela origem dos espaços são 3 e 8 segundos. Um movimento retilíneo uniformemente variado representa um movimento no qual a velocidade do corpo móvel varia em função de uma aceleração constante em um determinado intervalo de tempo.
Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h. Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto.