Quais os tipos de rolamentos e suas aplicações?
Os rolamentos reduzem a fricção com bolas de metal ou rolos lisos, e uma superfície metálica interior e exterior lisa, para que as bolas rodem. Essas bolas ou rolos “rolam” a carga, permitindo que o dispositivo gire suavemente.
Rolamento: o que é exatamente? Rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metal, um maior e o outro menor. Essa peça ajuda a roda a girar com mais facilidade, reduzindo o atrito e dando estabilidade na direção. Ela fica dentro do cubo da roda, peça que se liga ao eixo de direção.
Qual a diferença entre rolamento axial e radial? O rolamento radial, é projetado para suportar cargas que exercem força na direção perpendicular ao eixo (ou, direção de seu raio). Já no rolamento axial, a carga é exercida na mesma direção do eixo.
Transversal ou axial - são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
A estrutura formada pelo esqueleto apendicular auxilia na sustentação e na movimentação do corpo. É dividido em 2 partes. O esqueleto apendicular superior e o esqueleto apendicular inferior .
O cíngulo do membro superior, compostos pela clavícula e escápula (antes conhecida por omoplata), é importante, pois conecta o esqueleto axial com o apendicular superior. Os membros superiores são compostos por úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, ossos do metacarpo e pelas falanges.
O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.
O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo.
Primeiro vem os ossos da cabeça, formado pelo crânio e face; em seguida, os ossos do pescoço e ouvido; já os ossos do tórax que são formados pelas costelas, vértebras e esterno e os ossos do abdômen são as vértebras lombares, sacro, cóccix.